Por: Tito   •   26/06/2015 às 23:11:33
Categoria: Nutrição



Atualmente o praticante de atividade física procura, conjuntamente com a melhora de sua capacidade física, um incremento em sua massa corporal, reduzindo tecido adiposo e melhorando a massa muscular e com isso obtendo uma melhor performance.
 
O conhecimento dos alimentos energéticos e dos construtores é fundamental e a orientação nutricional acompanha o paciente por um longo prazo, orientando quais os melhores alimentos devem ser ingeridos antes das atividades físicas e nos períodos de descanso. A Terapia nutricional Esportiva tem a proposta de orientar e planejar cardápios de esportistas amadores, que requerem orientações básicas, ou de atletas de alto desempenho, onde a correta orientação da dieta poderá determinar o sucesso ou o fracasso nas competições.
 
Os objetivos da Nutrição esportiva são:
 
• Melhorar a performance
 
• Facilitar a recuperação muscular
 
• Fornecer a hidratação adequada
 
• Favorecer o aumento da massa muscular
 
A alimentação saudável aliada ao exercício físico regular, permite a perda de peso de forma saudável e mais efetiva alem de promover a melhoria da qualidade de vida do indivíduo. Promove o equilíbrio de parâmetros bioquímicos, habitualmente alterados no individuo com excesso de peso ou obeso (colesterol, glicemia, triglicérides, ácido úrico, hipertensão arterial, entre outros). Uma alimentação adequada proporciona vários benefícios à saúde dos indivíduos em geral e principalmente aos atletas e esportistas, pois as necessidades nutricionais tornam-se aumentadas em relação aos indivíduos sedentários.
 
DICA: Para aliviar as tensões do dia-a-dia o exercício físico é um calmante natural. O aumento moderado na capacidade aeróbica proporcionada pela atividade física tranqüiliza e reduz a ansiedade. Faça uma caminhada diária de aproximadamente 45 minutos isso trará grandes benefícios para a sua saúde. 
 
Fonte: Nutricão e Saúde.


Deixe seu comentário



Posts Relacionados