Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 05/03/2020


partir deste sábado (1º), está disponível o novo sistema de cadastramento e acompanhamento de projetos na Lei de Incentivo ao Esporte. o processo de cadastro, admissibilidade, análise técnica, orçamentaria e o cumprimento do objeto passam a ser totalmente digital. Até o ano passado, as propostas eram realizadas a partir de diversos documentos que eram enviados ao Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte (Dife), do Ministério da Cidadania. A inovação pretende simplificar os procedimentos para o cadastro de projetos esportivos e paradesportivos. Com o novo sistema, o proponente vai poder apresentar modificar, acompanhar, monitorar, prestar contas de forma integrada e mais eficiente sem a necessidade de se deslocar.

“A nova ferramenta atende aos anseios de modernização e de melhores práticas de gestão. Também está alinhada às orientações da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Controle Interno do Ministério da Cidadania. Estamos dando passos para agilizar os processos e garantir o maior controle dos gastos dos recursos públicos”, afirmou o diretor do Dife, Antônio Alcantara.

Desde a criação da Lei do Incentivo, já foram apresentados cerca de 16 mil projetos. Atualmente, 272 projetos estão em execução. Neste ano, já foram apresentados 1.305 processos. Desde sua criação, a lei já beneficiou cerca de sete milhões de pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

Incentivos

Pessoas jurídicas e físicas podem ajudar os atletas do Brasil. A Lei 11.438/2006 de Incentivo ao Esporte permite que as empresas invistam parte do que pagariam de imposto de renda em projetos esportivos aprovados pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. As pessoas jurídicas podem abater cerca de 1% do seu imposto devido. Vale ressaltar que essa doação não concorre com outras doações realizadas pela empresa, como, por exemplo, o incentivo à cultura. Cada pessoa física pode doar até 6% do imposto de renda devido.

Bolsa atleta

O governo brasileiro mantém, desde 2005, o maior programa de patrocínio individual de atletas no mundo. O público beneficiário são atletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. Atualmente, são seis as categorias de bolsas oferecidas pelo Ministério da Cidadania. Atleta de Base, Estudantil, Nacional, Internacional, Olímpico/Paralímpico e Pódio. A partir da assinatura do termo de adesão, os contemplados recebem o equivalente a 12 parcelas do valor definido na categoria.

O dinheiro é depositado em conta específica do atleta na Caixa Econômica Federal. A prioridade é para atletas de esportes que compõem os programas dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos. Em seguida, o benefício se destina a atletas de modalidades chamadas não olímpicas (que compõem o programa dos Jogos Pan-americanos e outras que não fazem parte dessas competições).

O Bolsa Atleta atende atletas que tenham obtido bons resultados e sem necessidade de intermediários. Basta que cumpra os requisitos, mantenha-se treinando e competindo e alcance bons resultados nas competições qualificatórias indicadas pelas respectivas confederações.

Com informações do Ministério da Cidadania


Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Começa a segunda fase de inscrições para a Meia Maratona de SP

As inscrições para a sexta edição da Meia Maratona Internacional de São Paulo continuam abertas no site oficial da prova (www.meiamaratonadesaopaulo.com.br). A segunda das quatro fases de inscrição começou nesta segunda-feira (6). O valor subiu para R$ 75,00 e ficará congelado até 19 de fevereiro. O processo termina no dia 1º de março ou até as 11 mil vagas serem preenchidas. Nos últimos anos, as inscrições acabaram antes da data limite.

Últimas Notícias, por Sportclick News

24º TRIATHLON INTERNACIONAL DE SANTOS REUNIRÁ 1.200 ATLETAS DE SEIS PAÍSES

Prova, no dia 1º de Março, na Praia do Boqueirão, em Santos (SP)

Últimas Notícias, por Sportclick News

21º Troféu Brasil de Triathlon: Santiago Ascenço e Vanessa Gianinni vencem de novo

Os triatletas Santiago Ascenço, de Goiânia (GO), e Vanessa Gianinni, de Campinas (SP), deram um importante passo rumo aos títulos da temporada 2011 do 21º Troféu Brasil de Triathlon. Ambos venceram a quarta etapa, disputada na manhã deste domingo (30) em Santos, litoral de São Paulo. Santiago venceu pela quarta vez seguida após completar os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida com o tempo de 1h45min03seg. Já Vanessa, que só não venceu a segunda etapa, em São Paulo, marcou o tempo de 2h00min34seg. A etapa final será no dia 11 de dezembro, outra vez em Santos, com peso dois o que deixa a competição ainda aberta.

Últimas Notícias, por Sportclick News

K21 Ilha do Mel Half Adventure Marathon 2012

Cerca de 300 atletas participaram da etapa Paraná da K21 Series. O local da prova foi a paradisíaca Ilha do Mel, litoral norte do estado e teve como organizadora a empresa Naventura Marketing, Esportes e Turismo com patrocínio da ASICS. Os cinco primeiros colocados na geral masculina e feminina receberam tênis e muitos outros receberam brindes da marca pelas posições conquistadas.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Circuito TRIDAY Series 2020: segurança e rapidez na Base Aérea de Santos

Estreante no calendário apresentará uma nova experiência aos atletas

Últimas Notícias, por Sportclick News

Ironman Brasil será atração em maio, em Florianópolis

Prova será realizada no dia 30 de maio no Norte da Ilha de Santa Catarina - Florianópolis (SC), 07/04/2010