inscriçoessportclick

Por: Sportclick News   •   26/04/2021 às 15:46:41
Categoria: CBAT



Almir Junior
Bragança Paulista - Após a disputa do Torneio Cidade de Bragança Paulista – Capital Nacional do Atletismo, encerrado neste domingo (25/4), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) deve anunciar nos próximos dias a convocação dos atletas que representarão o País no Campeonato Sul-Americano Adulto, que será disputado de 14 16 de maio, em Buenos Aires na Argentina.
 
A competição, além de ser mais uma oportunidade de obtenção de índices para a Olimpíada de Tóquio, é importante também para efeito do Ranking por Pontos da World Atlhetics, outro critério de qualificação dos atletas para os Jogos de 2021.
 
O encontro, que reuniu apenas os atletas mais bem colocados no Ranking Brasileiro, foi marcado por dois índices olímpicos: o de Samory Uiki (Sogipa), no salto em distância, e o de Matheus Gabriel Correa (AABLU) nos 20.000 m marcha atlética. Samory saltou 8,23 m (1.3), enquanto Matheus completou as 25 voltas na pista em 1:20:49.13. A prova também marcou o recorde brasileiro e sul-americano da prova, com Caio Bonfim (CASO), já qualificado para Tóquio, obtendo a marca de 1:20:13.68.
 
Na quarta e última etapa do torneio, na tarde deste domingo, o destaque foi o mato-grossense Almir Cunha dos Santos, o Almir Junior (Sogipa), que venceu o salto triplo, com 17,03 m (0.3). Qualificado para os Jogos, o atleta de 27 anos ratificou sua classificação para o Sul-Americano da Argentina.
 
“É início de temporada e eu estava há um ano e meio sem competir. Fiz um salto bom, que daria uns 17,46 m, numa tentativa que queimou. O ano de 2020 foi difícil, sem provas. E eu precisava buscar parâmetros para o trabalho e fica esses 17,46 m como referência”, comentou Almir, satisfeito com o índice de Samory, seu companheiro de treinamento. “Não é só importante, é essencial, na verdade, ter um grupo de treinamento bom. Temos uma equipe. O difícil é treinar bem todo dia e ter um parceiro no alto rendimento sempre agrega. Somos uma família, amigos dentro e fora das pistas.”
 
Mateus Daniel Adão de Sá ficou em segundo lugar, com 15,92 m (1.1), seguido de Michael do Nascimento Agostinho (CARC-RN), com 15,65 m (0.6).
 
Nos 400 m com barreiras, Chayenne Pereira da Silva (EMFCA) foi a vencedora, com 57.34, assumindo a liderança do Ranking Brasileiro. Wanessa Taciana Zavolski de Melo (Cavali Atletismo), presidente da Comissão de Atletas da CBAt, ficou com a segunda colocação (57.64), seguida de Marlene Ewellyn Silva dos Santos (Orcampi), com 58.35.
 
O Torneio Cidade de Bragança Paulista - Capital Nacional do Atletismo seguiu rígidos protocolos sanitários. Além do uso da máscara e álcool em gel, considerados básicos, a CBAt, com apoio médico especializado da sua nova parceira Prevent Senior Sports, fez escaneamento térmico de todas as pessoas que entraram no CNDA - atletas, treinadores e árbitros. Esteve disponível também 100 testes rápidos para testagem de quem apresentasse alteração da temperatura. 
 
O torneio marcou a estreia da parceria da CBAt com a Prevent Senior Sports assinada no dia 22 de abril. O médico Álvaro Razuk esteve no CNDA para conhecer a pista, as instalações e ver um pouco das competições. Maratonista amador, disse que nunca viu uma competição de atletismo em pista ao vivo. Costuma acompanhar o atletismo, pela TV, em eventos importantes como os Jogos Olímpicos, mas gostou das notícias que recebeu do torneio, como o índice olímpico de  Samory Uiki, no salto em distância.
 
"O torneio foi extremamente positivo. A decisão de realizar o evento foi superacertada. Os resultados foram expressivos, com uma clara evolução dos atletas na temporada. Samory Uiki, no salto em distância, Caio Bonfim e Matheus Correa, na marcha atlética, foram alguns destaques do nível excelente que vimos. O que me alegrou foram os muitos agradecimentos que recebemos de todos", afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt. 
 
Confira TODOS OS RESULTADOS do Torneio Cidade Bragança Paulista.
 
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe


Deixe seu comentário



Posts Relacionados