Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 08/07/2015


Isso porque a produção de radicais livres em excesso pode ser considerada um exemplo de efeito indesejável do exercício. Além disso, o exercício físico induz danos no trato gastrointestinal (como distensão abdominal, eructação, náusea, vômitos, cólicas abdominais), e um sistema gastrointestinal comprometido pode favorecer a invasão de patógenos ao organismo. Isso principalmente quando o exercício é vigoroso e praticado em um ambiente quente sem treino e/ou hidratação adequados. Contudo, todo tipo de exercício pode levar a alterações no metabolismo, na distribuição e na excreção de vitaminas e minerais. Em vista disso, as necessidades de nutrientes específicos podem ser afetadas conforme as demandas fisiológicas, em resposta ao esforço.
 
Nesse contexto, a importância da nutrição na performance e saúde de atletas e praticantes de atividade física já se encontra suficientemente documentada na literatura. A alimentação deve levar em consideração, variáveis como a necessidade nutricional do indivíduo, de acordo com composição corporal, com o seu objetivo e com o gasto energético do esporte praticado. Do contrário, uma alimentação inadequada pode resultar em fornecimento insuficiente de nutrientes importantes relacionados ao metabolismo energético, à reparação tecidual, ao sistema antioxidante e à resposta imunológica. Além disso, alimentos contendo agentes antiinflamatórios são importantes (açafrão, gengibre, frutas vermelhas, cenoura, alho, cebola), pois a inflamação é um dos principais causadores de lesões e do desenvolvimento de doenças em atletas e praticantes de atividade física. E a hidratação também faz parte de uma nutrição adequada, já que a reposição insuficiente pode trazer conseqüências desagradáveis, entre elas a diminuição da força muscular, o aumento do risco de cãibras e a hipertermia e, conseqüentemente, a queda no desempenho.
 
Porém, ainda assim, em alguns casos o uso de suplementos pode ser indicado, devido às altas recomendações e ao tempo de ingestão alinhado aos horários de treino. Alguns dos suplementos mais usados são: os carboidratos (gel, barra, pó), as proteínas (whey protein), os aminoácidos (BCAA, arginina e creatina), vitaminas, minerais e ômega-3, que podem contribuir para retardar a fadiga muscular e melhorar a recuperação pós treino.
 
Portanto o exercício regular só será benéfico se houver também uma alimentação adequada.

Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA COPA BRASIL DE CORRIDA EM MONTANHA EM BRUMADINHO

Terceira etapa da competição, maior da América Latina no gênero, chega a Minas Gerais em 17 de maio

Últimas Notícias, por Sportclick News

Mizuno abre inscrições para a Mizuno Half Marathon 2015

Anote em sua agenda 14 de junho, em São Paulo

Últimas Notícias, por Sportclick News

Ana Cláudia treina para Mundial Indoor de olho no recorde continental dos 60 m

São Paulo - A velocista Ana Cláudia Lemos Silva, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, já fixou seu objetivo para o Mundial Indoor de Istambul, na Turquia, de 9 a 11 de março. Ana vai atrás de mais um recorde sul-americano, agora para os 60 metros, a distância da prova de velocidade dos mundiais realizados em pista coberta, tradicionais em países de inverno rigoroso. Ana Cláudia já é detentora dos recordes continentais ao ar livre dos 100 m (11s15, obtido em 4/9/2010) e dos 200 m (22s48, em 6/8/2011). Em ritmo de treino, Ana venceu os 100 m (11s39) na I Seletiva Indoor, nesta quarta-feira (25/1), no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo. A

Últimas Notícias, por Sportclick News

Qual a vantagem de comprar na Sportclick?

Comodidade, melhor preço e garantia de entrega, sem sair de casa.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Schwarzenegger não vem a São Paulo, mas falará ao vivo na abertura da Arnold Sports na sexta-feira

Schwarzenegger não vem a São Paulo, mas falará ao vivo na abertura da Arnold Sports na sexta-feira

Últimas Notícias, por Sportclick News

CBAt convoca atletas dos Jogos Sul-Americanos

Equipe de Atletismo terá 35 nomes no torneio na Bolívia