Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 09/10/2011


 

O calor atrapalhou o fundista do Clube BM&FBOVESPA na busca pelo índice olímpico para Londres/2012, a estreante Cruz Nonata terminou em nono

São Paulo - O fundista Marílson Gomes dos Santos, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, sentiu um mal-estar e não completou a Maratona de Chicago, neste domingo (9/10). Na prova americana, o brasileiro buscava o índice para disputar a distância nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O vencedor foi o queniano Moses Mosop, estreante em Chicago, com 2h05min37, recorde do percurso - o anterior era de 2h05min41 -, seguido pelo compatriota Wesley Korir, que completou a prova em 2h06min15.

Marílson, bicampeão da Maratona de Nova York e tricampeão da São Silvestre, largou bem e se manteve no pelotão da frente até metade da prova. "No km 26, começou a sentir enjoo e diminuiu muito o ritmo. Não conseguiria fazer um tempo bom, para o índice(2h18), e, como continuava a se sentir mal, parou no km 33", disse o técnico Adauto Domingues, que acompanhou o atleta em Chicago. "A temperatura subiu durante a prova e isso atrapalhou."

O fundista também reclamou da temperatura. "O clima estava bom no início da disputa, mas o calor foi aumentado. O isotônico que eu pegava nos postos de hidratação estava muito quente. Isso pode ter provocado o mal-estar", disse Marílson. 

Agora, o técnico vai planejar com Marílson em qual prova o atleta voltará a tentar o índice olímpico. "Ainda vamos conversar sobre isso. Talvez ele dispute a Maratona de Roterdã, em 15 de abril." O prazo para a obtenção da marca termina em 29 de abril de 2012.

Entre as mulheres, Cruz Nonata, também do Clube BM&FBOVESPA, foi a nona colocada, em sua estreia em maratonas. Cruz, que também buscava o índice para Londres/2012(2h30min07), completou a prova em 2h35min35. "A Cruz estava debutando na maratona. Acho que fez uma prova excelente, apesar de não ter obtido o índice", comentou Adauto. "O calor também atrapalhou a corrida dela. Mas acho que por ser sua primeira maratona, em clima quente, foi muito bom. Ela correu direitinho."

De Chicago, Marílson e Cruz Nonata seguem com o técnico Adauto Domingues para San Luis Potosi, para o centro de treinamento de La Loma, no México, onde o atletismo brasileiro faz seus últimos dias de preparação para o Pan-Americano de Guadalajara. Marílson já conquistou quatro medalhas em Pan-Americanos - duas de prata nos 10.000 m e duas de bronze nos 5.000 m, em Santo Domingo/2003 e no Rio de Janeiro/2007. O fundista obteve o índice no Desafio Internacional Olímpico, em maio, em São Paulo, quando correu os 10.000 m em 28min09s24. 

"No Pan, o objetivo maior é a medalha, porque queremos ajudar o Brasil na classificação geral, mas sempre pensando em vencer a prova", observa Adauto, técnico do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. "Os 10.000 m serão uma prova dura, tanto pela altitude de Guadalajara como pela presença dos mexicanos, que são muito bons. Mas o Marílson está numa boa temporada, vai poder brigar pelo ouro", acrescenta Adauto. "Antes do Pan, vou passar dez dias em La Loma e espero que sejam suficientes para me adaptar à altitude. Vou treinar pouco lá, esse período é mais para descansar e me recuperar da maratona de Chicago", disse Marílson.

Cruz Nonata, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, treina com José Alessandro e é orientada por Adauto Domingues na equipe. Na Meia do Rio, Cruz melhorou seu recorde nos 21,1 km, ao terminar em terceiro lugar - como a melhor brasileira -, em 1h11min50. Campeã do Troféu Brasil nos 5.000 m e 10.000 m em 2009, no Rio de Janeiro, ela disputará estas duas provas no Pan-Americano de Guadalajara.

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA integra o Instituto BM&FBOVESPA e tem parceria com a Nike, o Pão de Açúcar e a Prefeitura de São Caetano.

Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br


Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

CBAt divulga novo calendário de 2020

Troféu Brasil Caixa de Atletismo e Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo estão previstos para dezembro, ainda sem locais definidos. As competições foram definidas pelo Conselho Técnico da entidade após estudos sobre os problemas causados pela COVID-19.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Continuam abertas as inscrições para a 6ª Meia Maratona e 18ª Maratona de São Paulo

Provas são tradicionais no calendário de corridas de rua do Brasil e ocorrem nos dias 4 de março e 17 de junho, respectivamente São Paulo (SP) - As inscrições para duas das principais corridas de longa distância do País continuam abertas nos sites das provas. A sexta edição da Meia Maratona Internacional de São Paulo está marcada para 4 de março com largada e chegada na Praça Charles Miller (Estádio do Pacaembu). Já a 18ª Maratona Internacional de São Paulo percorre as ruas e avenidas da capital paulista no dia 17 de junho. Os corredores partem da Avenida Jornalista Roberto Marinho (Ponte Estaiada) e chegam no Obelisco do Ibirapuera.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Itaú BBA IRONKIDS movimentou o Clube Doze neste sábado

Com grande púbico, atletinhas de 2 a 12 anos brilharam na véspera do Itaú BBA IRONMAN Brasil 2022

Últimas Notícias, por Sportclick News

2ª Maratoninha de São Paulo tem inscrições abertas

Competição será disputada no dia 1º de maio por corredores mirins de 6 a 15 anos no Ibirapuera.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Gabriela Muniz mostra seu potencial na Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética

Brasiliense qualificada para o Mundial de Minsk, na Bielorússia, conquista o bicampeonato na categoria Sub-20 e o quarto título da competição. O evento reuniu 116 atletas de 30 clubes de 9 Estados e do Distrito Federa

Últimas Notícias, por Sportclick News

André Bretas é o melhor brasileiro na elite do Mundial de Enduro no Chile

Abertura da competição internacional de Enduro MTB foi realizada no fim de semana, em Corral. Bariloche, na Argentina, recebe nesta semana a segunda etapa do evento