Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 12/11/2024


 

Foto: Chelso Sports

Foto: TITO BRITO

A Federação Paulista de Atletismo (FPA) tem alcançado resultados significativos na regularização das corridas de rua, proporcionando maior segurança aos corredores. Um exemplo claro disso é que, até o dia 31 de outubro, já foram realizadas 566 provas com permit na temporada 2024, superando a marca de 515 corridas homologadas em 2023.

O crescimento, porém, não para por aí. Em novembro, estão programadas mais 80 provas, o que totalizará 646 corridas de rua com permit até o fim do mês. A meta da FPA agora é chegar a 700 provas até o final de dezembro, com o fechamento do ano esportivo brasileiro com a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre. Isso significa que o ecossistema de corridas de rua em São Paulo está cada vez mais seguro e adequado às necessidades dos atletas.

O permit da FPA traz benefícios tanto para atletas quanto organizadores, como a redução de riscos jurídicos — ao garantir o cumprimento da legislação — e riscos financeiros. Caso seja necessário acionar o seguro contratado para o evento, a seguradora não pode alegar irregularidades documentais. Além disso, a prova entra no calendário oficial da FPA e se posiciona positivamente no mercado, aumentando sua visibilidade. As súmulas e resultados emitidos pela Federação são reconhecidos formalmente, atestando a qualidade e a capacidade do evento dentro do sistema nacional do esporte.

As provas homologadas com permit ainda podem utilizar o logo da Federação e da Confederação, o que agrega valor ao evento e cria um diferencial competitivo. Com mais organizadores passando pelas análises técnicas para obter o permit, o nível das corridas tende a subir, elevando a experiência dos atletas e a qualidade das provas.

O diretor do departamento de corridas de rua da FPA, Raphael Silva, celebrou os números alcançados até o momento: "Temos trabalhado intensamente com os promotores para que essa realidade seja possível. Destacamos a importância de os eventos serem homologados com o permit, o que atrai mais participantes, que sabem que estarão em um evento organizado com as melhores condições para a prática do esporte. Com o trabalho contínuo de capacitação e reciclagem dos árbitros, garantimos o alto nível dos eventos no estado. Estamos felizes com os resultados, mas isso nos motiva a seguir firmes, sempre buscando aprimorar ainda mais", afirmou.

O jornalista, atleta e treinador, Wanderley Oliveira, destacou a importância da atuação da FPA nas provas de rua: "Graças à Federação Paulista de Atletismo, quando há o permit, o atleta entra numa prova com confiança, pois sabe que é bem organizada. Os árbitros da Federação estarão presentes para conferir e oficializar a distância da prova, o que é essencial, pois algumas provas não cumprem a distância correta, o que pode frustrar o corredor. A FPA também exige que as regras sejam seguidas, como a disponibilidade de água nos pontos corretos, aferição do percurso e demonstração de quilometragem. Esses detalhes fazem a diferença para o corredor", afirmou.

Já o coordenador do departamento de corridas de rua da SEME, Vicente Antonio de Cala, comentou sobre a importância do permit para os eventos e a parceria com a FPA: "Nos últimos anos pós-pandemia, as provas de desempenho cresceram muito. Isso ocorre porque o ambiente favorável proporcionado pela FPA, com fiscalização e homologação dos percursos, tem garantido que os organizadores ofereçam eventos mais seguros e de alta qualidade", explicou.

"O papel da FPA é fundamental, pois exige que as regras sejam cumpridas. Com sua presença, as provas são oficializadas, com a água no lugar certo, o percurso aferido corretamente e a quilometragem demonstrada. Esses são aspectos essenciais para garantir a qualidade das corridas para os atletas", concluiu Vicente.

 

Foto: Chelso Sports

 

 

Consultoria de Comunicação da FPA:

MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324

Fone: (11) 98266-6086


Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Últimas Notícias, por Sportclick News

21º Triathlon Internacional de Santos abre a temporada 2012

Prova, referencia internacional da modalidade, será no dia 5 de fevereiro, no Boqueirão, em Santos (SP) São Paulo (SP), 04/01/12 - Pela 21ª vez consecutiva, a cidade de Santos receberá a primeira competição internacional de triatlo do calendário. Será o Triathlon Internacional de Santos, uma das mais tradicionais disputas do calendário nacional, marcado para o dia 5 de fevereiro no Boqueirão, reunindo o que há de melhor na modalidade entre profissionais e amadores. Os competidores terão pela frente as distâncias olímpicas, ou seja, 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida pelas ruas e avenidas de Santos. Reinaldo Colucci, medalha de outro nos Jogos Pan-Americanos do Rio, e Carla Moreno, vencedores em 2011, são atrações mais uma vez e defenderão seus títulos no litoral paulista.

Últimas Notícias, por Sportclick News

TRIDAY SERIES RIACHO GRANDE

Você poderá competir com uma bike incrivél !

Últimas Notícias, por Sportclick News

Atletas dão resultados positivos em testes antidoping e são suspensos provisoriamen

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou na manhã desta sexta-feira 10 dois comunicados a respeito de resultados positivos em controles de doping

Últimas Notícias, por Sportclick News

Seletiva para Olimpíadas Escolares e IV Internúcleos agitam o Centro Olímpico

A tarde deste sábado (12) e a manhã deste domingo (13) foram marcadas pela segunda seletiva para as Olimpíadas Escolares, na pista de atletismo Adhemar Ferreira da Silva, no Centro Olímpico de Treinamento e pesquisa (COTP). Os atletas entre 15 e 17 anos participaram das provas que classificavam os melhores competidores da etapa paulista para a final das Olimpíadas Escolares, que será realizada entre os dias 2 e 11 de dezembro, em Curitiba (PR).

Últimas Notícias, por Sportclick News

Homens e Mulher juntos por essa causa ! Confiram as fotos!

Movimento pelas Mulheres o projeto que visa igualdade e justiça para todas as mulheres, além do incentivo à prática esportiva, o Movimento Pela Mulheres realizou a corrida e caminhada no Ibirapuera.