Por: Sportclick News em Corrida de Rua • 24/02/2023


primo-de-aracatuba-sportclick_437-800x568.jpg
WX Assessoria


A Corrida do Primo, ocorrida em Araçatuba (SP), vem ganhando cada vez mais notoriedade no atletismo paulista e brasileiro.

Em 2023 acontece a 5ª edição da prova, contando com um bom número de inscritos e colaborando para o fomento da prática da corrida de rua.

Para quem não sabe, o evento tem o intuito, além de incentivar o esporte, de comemorar e valorizar a história de um dos maiores técnicos da história do atletismo brasileiro: José dos Santos Primo.

O esportista e treinador nasceu na Bahia, mas viveu até os 85 anos na cidade de Araçatuba. Primo faleceu no ano de 2020.

Sua vida foi dedicada ao atletismo, revelando grandes nomes para o esporte brasileiro e se tornando uma referência no treinamento da modalidade no país.

Com uma filosofia de treinos bem rígida, o técnico cobrava uma rotina de estudos dos seus atletas, corroborando inclusive para que muitos deles concluíssem o Ensino Superior.

Seu trabalho de excelência ficou nítido com a revelação de atletas com destaques em competições nacionais, internacionais e Jogos Olímpicos.

A Corrida do Primo é organizada pela WX Assessoria e liderada por Renato Salvador, que bateu um papo com a FPA revelando as expectativas para a 5ª edição.

5ª Edição da Corrida do Primo em Araçatuba
A 5ª Edição da Corrida do Primo em Araçatuba conta com um percurso de 5k e altimetria acumulada de 44m / 0,8%, sendo uma das poucas provas disputadas em São Paulo com essas características.

A corrida será realizada no dia 12/3/2023, no município de Araçatuba (SP) às 7 horas. A prova terá o percurso de 5 km, sendo a largada em pelotão único geral, masculino e feminino, com duração máxima de 1h30min.

Vale destacar que a prova conta com cronometragem oficial, além de ser homologada pela FPA.

Renato Salvador exaltou a parceria com a Federação Paulista de Atletismo e a importância da homologação.

“Desde a 4ª edição o evento é realizado e organizado pela WX Assessoria Esportiva e conta com a presença da Federação Paulista de Atletismo, homologando os resultados e garantindo as normas técnicas da modalidade”, destaca.

Outro ponto importante é que a escala de árbitros compete ao departamento técnico da FPA, garantindo uma leitura profissional da competição.

Para se ter uma ideia, o número de inscritos para 5ª edição aumentou quando comparado com anos anteriores, conforme destaca Renato.

“Para a 5ª edição já aumentamos a quantidade de inscrições, entretanto nossos objetivos principais são aumentar cada vez mais a qualidade técnica do evento, contando sempre com a presença da Federação Paulista de Atletismo e mantermos anualmente essa homenagem ao treinador José dos Santos Primo (in memoriam), além de apresentarmos a modalidade de corrida de rua e fomentar cada vez mais novos adeptos”, comemora Salvador.

José dos Santos Primo marcou seu nome no atletismo, além de se tornar um ícone para a cidade de Araçatuba, conforme destaca Renato.

“José dos Santos Primo escreveu sua história no esporte como um dos maiores treinadores de atletismo do Brasil, revelou inúmeros atletas que representaram o país em competições nacionais, internacionais e jogos olímpicos. Uma trajetória esportiva e de comprometimento na formação de atletas que ultrapassava os limites das pistas. Atuou também como professor universitário no curso de Educação Física formando professores em toda a região de Araçatuba”, explica Salvador.

Para finalizar o bate papo com a FPA sobre a Corrida do Primo, Renato aproveitou para agradecer os parceiros que ajudam na realização do evento.

“Durante as cinco edições tivemos muitos parceiros conosco: Prefeitura Municipal de Araçatuba, Secretaria Municipal de Esportes, Supermercado Rosa Felipe, Nutraer Mega (fornecedora de isotônico), Class Prime Academia, Visão Oftalmologia, Rodrigo Andolfato e Unisalesiano, dentre outros que contribuíram direta e indiretamente na missão de mantermos o legado deixado por José dos Santos Primo. #TodosJuntosSomosPrimo”, finaliza o líder.

Corrida do Primo – Informações

Data: 12/03/2023
Local: Araçatuba – SP
Horário: 7h
Duração: 1h30

Fonte: Federação Paulista de Atletismo
 


Posts relacionados

Corrida de Rua, por Sportclick News

Aretha Duarte lidera expedição à montanha mais alta da Bolívia na próxima semana

Primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest será guia de uma equipe predominantemente masculina na Expedição Sajama, um dos Sete Cumes dos países andinos

Corrida de Rua, por Sportclick News

Corrida de Rua, por Sportclick News

Maratona de Reunificação Pacífica

Corrida da Paz - 60 anos de Imigração Coreano no Brasil Inscrição Gratuita para primeiros 1000 corredores.

Corrida de Rua, por SPORTCLICK

Professor de educação física representa Brasil nos jogos mundiais para transplantados

Após ajudar a criar primeira liga de atletas transplantados do país, Ramon participa do World Transplant Games 2023