Por: Sportclick News em Atletismo • 24/02/2023


Bragança Paulista - Os maratonistas e marchadores vão competir no coração de Budapeste, no Campeonato Mundial de Atletismo 2023, conforme revelou a World Athletics nesta terça-feira (21/2). Os maratonistas vão correr em um circuito de 10 km, que passará pelas mais belas partes de Budapeste, Patrimônio Mundial da UNESCO, e será percorrido em quatro voltas. A área de largada e chegada será na Praça dos Heróis, também para as provas de marcha atlética de 20 km e 35 km. As seis corridas de rua serão gratuitas para todos os fãs assistirem, com acesso por metrô e bonde e a telões para ajudar a acompanhar os eventos.
 
 
 
O Campeonato Mundial será realizado em Budapeste, Hungria, de 19 a 27 de agosto, com 2.000 atletas de mais de 200 países. É a principal competição do atletismo de 2023, ano ainda mais relevante por ser pré-olímpico. 
 
 
 
A maratona está marcada para o fim de semana de encerramento do Mundial, a corrida feminina no dia 26 de agosto e a masculina no dia seguinte, 27 de agosto, ambas começando às 7 horas local.  
 
 
 
Da largada, na Praça dos Heróis, uma rápida e reta seção leva os competidores ao longo da Avenida Andrássy. A única subida será a recém-renovada Chain Bridge, inaugurada em 1849. A partir dali, o percurso leva os atletas por baixo do Castelo de Buda e pelo túnel, uma das curiosidades do caminho. Os atletas retornarão de Buda para Peste, contornando o Castelo de Buda, atravessando novamente a Ponte das Correntes e depois seguirão para a Praça dos Heróis na Avenida Andrássy.
 
 
 
O percurso tem uma seção intermediária na estrada Bajcsy-Zsilinszky, atrás da Basílica, a única curva de 180 graus. Mas como é uma área com sete pistas, os corredores terão perda mínima de velocidade.
 
 
 
As finais da marcha atlética seguirão uma fórmula que tem funcionado bem nos últimos Mundiais: os 20 km masculino e feminino serão em um circuito de 1 quilômetro, enquanto os 35 km masculino e feminino serão em um circuito de 2 quilômetros. Como na maratona, a largada e a chegada serão novamente na Praça dos Heróis, enquanto o percurso será na Avenida Andrássy. 
 
 
 
A marcha de 20 km masculina está agendada para o dia 19 de agosto, com início às 8:50, a primeira prova do Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste. A marcha 20 km feminina será no dia 20 de agosto, às 7:15. As mulheres e os homens enfrentarão a prova de 35 km ao mesmo tempo na quinta-feira, 24 de agosto, às 7 horas.
 
 
 
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
 
 
 
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Posts relacionados

Atletismo, por Sportclick News

Tóquio será a sede do Mundial de 2025

A cidade de Tóquio, no Japão, foi escolhida para receber o Campeonato Mundial de Atletismo em 2025, na 228ª reunião do Conselho Mundial da World Athletics que está sendo realizada em Oregon, nos Estados Unidos.

Atletismo, por Sportclick News

Alison dos Santos passa com tranquilidade para semifinal dos 400 m com barreiras

Bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021, o brasileiro venceu a segunda série das eliminatórias, com 49.41, e disputa as semifinais neste domingo (17/7), a partir das 22:03, no terceiro dia do Mundial do Oregon. Rafael Pereira e Eduardo de Deus avançaram nos 110 m com barreiras

Atletismo, por SPORTCLICK

Sandro Hirochi do Amapá conquista medalha de ouro no Brasileiro de atletismo de jovens

Sandro Hirochi prepara arremesso no campo de atletismo do CT Paralímpico

Atletismo, por Sportclick News

Darlan Romani termina em quinto lugar no Mundial do Oregon

Catarinense obteve o melhor resultado do Brasil até agora na competição ao conseguir 21,92 m na prova do arremesso do peso, que teve pódio totalmente norte-americano, no Estádio Hayward Field, na cidade de Eugene

Atletismo, por Sportclick News

Velocistas brasileiros voltam as atenções agora para o revezamento 4x100 m

Rodrigo do Nascimento e Erik Cardoso ficaram nas semifinais dos 100 m na noite deste sábado, 17/7 (horário de Brasília), no Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, que teve seu segundo dia de disputas no Estádio Hayward Field, em Eugene; Fred Kerley (EUA) é o atleta mais rápido do mundo (9.86)

Atletismo, por Sportclick News

EUA recebem o primeiro Mundial ao ar livre em cenário emblemático

O Brasil terá 58 atletas na competição, que será disputada de sexta-feira ao dia 24 de julho, no Estádio Hayward Field, em Eugene, o principal palco da competição que terá também provas de rua, em circuitos, como as maratonas e as marchas atléticas