Por: Sportclick News em Atletismo • 24/02/2023


Bragança Paulista - Os maratonistas e marchadores vão competir no coração de Budapeste, no Campeonato Mundial de Atletismo 2023, conforme revelou a World Athletics nesta terça-feira (21/2). Os maratonistas vão correr em um circuito de 10 km, que passará pelas mais belas partes de Budapeste, Patrimônio Mundial da UNESCO, e será percorrido em quatro voltas. A área de largada e chegada será na Praça dos Heróis, também para as provas de marcha atlética de 20 km e 35 km. As seis corridas de rua serão gratuitas para todos os fãs assistirem, com acesso por metrô e bonde e a telões para ajudar a acompanhar os eventos.
 
 
 
O Campeonato Mundial será realizado em Budapeste, Hungria, de 19 a 27 de agosto, com 2.000 atletas de mais de 200 países. É a principal competição do atletismo de 2023, ano ainda mais relevante por ser pré-olímpico. 
 
 
 
A maratona está marcada para o fim de semana de encerramento do Mundial, a corrida feminina no dia 26 de agosto e a masculina no dia seguinte, 27 de agosto, ambas começando às 7 horas local.  
 
 
 
Da largada, na Praça dos Heróis, uma rápida e reta seção leva os competidores ao longo da Avenida Andrássy. A única subida será a recém-renovada Chain Bridge, inaugurada em 1849. A partir dali, o percurso leva os atletas por baixo do Castelo de Buda e pelo túnel, uma das curiosidades do caminho. Os atletas retornarão de Buda para Peste, contornando o Castelo de Buda, atravessando novamente a Ponte das Correntes e depois seguirão para a Praça dos Heróis na Avenida Andrássy.
 
 
 
O percurso tem uma seção intermediária na estrada Bajcsy-Zsilinszky, atrás da Basílica, a única curva de 180 graus. Mas como é uma área com sete pistas, os corredores terão perda mínima de velocidade.
 
 
 
As finais da marcha atlética seguirão uma fórmula que tem funcionado bem nos últimos Mundiais: os 20 km masculino e feminino serão em um circuito de 1 quilômetro, enquanto os 35 km masculino e feminino serão em um circuito de 2 quilômetros. Como na maratona, a largada e a chegada serão novamente na Praça dos Heróis, enquanto o percurso será na Avenida Andrássy. 
 
 
 
A marcha de 20 km masculina está agendada para o dia 19 de agosto, com início às 8:50, a primeira prova do Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste. A marcha 20 km feminina será no dia 20 de agosto, às 7:15. As mulheres e os homens enfrentarão a prova de 35 km ao mesmo tempo na quinta-feira, 24 de agosto, às 7 horas.
 
 
 
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
 
 
 
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Posts relacionados

Atletismo, por Sportclick News

Viviane Lyra terminou em 8º lugar nos 35 km da marcha com recorde brasileiro

A carioca fez a prova em 2:45:03 melhorando a marca nacional em circuito de 1 km montado em frente ao Estádio Autzen da Universidade do Oregon no Mundial do Oregon

Atletismo, por SPORTCLICK

Sandro Hirochi do Amapá conquista medalha de ouro no Brasileiro de atletismo de jovens

Sandro Hirochi prepara arremesso no campo de atletismo do CT Paralímpico

Atletismo, por Sportclick News

Tóquio será a sede do Mundial de 2025

A cidade de Tóquio, no Japão, foi escolhida para receber o Campeonato Mundial de Atletismo em 2025, na 228ª reunião do Conselho Mundial da World Athletics que está sendo realizada em Oregon, nos Estados Unidos.

Atletismo, por Sportclick News

Vitória Rosa passa às semifinais dos 200 m no Mundial do Oregon

O destaque desta terça-feira, porém, é a final dos 400 m com barreiras, onde Alison dos Santos, invicto em 2022 na prova, está entre os favoritos para o pódio e pode conquistar a primeira medalha do Brasil na competição

Atletismo, por Sportclick News

De volta ao Brasil, Alison dos Santos foca nas últimas provas da temporada

Ouro dos 400 m com barreiras do Mundial do Oregon (USA) Unidos, o brasileiro, bronze em Tóquio-2021, passa alguns dias em sua cidade São Joaquim da Barra, em São Paulo, com metas: o título da Liga Diamante e o recorde brasileiro dos 400 m rasos

Atletismo, por Sportclick News

Velocistas brasileiros voltam as atenções agora para o revezamento 4x100 m

Rodrigo do Nascimento e Erik Cardoso ficaram nas semifinais dos 100 m na noite deste sábado, 17/7 (horário de Brasília), no Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, que teve seu segundo dia de disputas no Estádio Hayward Field, em Eugene; Fred Kerley (EUA) é o atleta mais rápido do mundo (9.86)