Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 17/02/2017


É difícil encontrar um corredor que nunca tenha participado de uma prova como pipoca (muitos fazem isso sem saber que é errado). Mas, de uns tempos para cá, o número de atletas não inscritos aumentou muito nas principais corridas do país, prejudicando a qualidade dos eventos.
 
Na última São Silvestre, por exemplo, estima-se que cerca de sete mil pessoas participaram da prova como pipoca, o que atrapalhou bastante a organização da competição. Isso foi o estopim para a Yescom, empresa que realiza diversas grandes provas no Brasil, criar um plano de ação para inibir a presença de corredores sem inscrição em suas provas. “Até hoje, poucos organizadores tiveram coragem de declarar que correr na pipoca é errado. Precisamos mostrar que quem mais sai perdendo com a presença do pipoca é o corredor que paga inscrição”, diz Thadeus Kassabian, diretor da Yescom.
 
OS PREJUÍZOS QUE UM PIPOCA TRAZ PARA VOCÊ
Não pense que só a organização sofre com a presença de atletas sem inscrições. Quem paga para correr também é muito prejudicado pelos pipocas. Segundo Thadeus Kassabian, os principais danos causados por eles a você são:
 
>> Usa a água destinada aos participantes inscritos. Aí, quando você passa pelo ponto de hidratação, corre o risco de pegar uma água quente, pois não dá tempo de resfriar os copos repostos. Em alguns casos, o inscrito pode até ficar sem água. “Na São Silvestre, havia 18 copos por atleta inscrito. Porém, o número de pipocas foi tão grande que a água acabou em alguns pontos. Temos registros de corredores pipocas com mais de três copos na mão”, explica Thadeus.
 
>> Consome isotônicos, géis e outros produtos oferecidos no percurso. Isso faz com que muitos atletas inscritos fiquem sem. Motivo: geralmente, os organizadores já levam uma boa quantidade a mais de água para evitar que ela acabe por causa dos pipocas. Porém, como o isotônico tem custo elevado e prazo de validade curto (o oferecido em saquinho pode ser consumidos até cerca de três dias após a fabricação), não é possível garantir uma grande quantidade extra.
 
>> Aumenta a fila nos sanitários, nos backdrops para tirar foto e tumultua a arena, já que essas áreas são projetadas para atender o número de inscritos.
 
>> Ocupa espaço nas baias de largada. “Assim, o inscrito fica apertado e leva mais tempo para conseguir imprimir o ritmo planejado nos primeiros quilômetros”, diz Thadeus. Isso porque, o fluxo de atletas é planejado levando em conta a quantidade de participantes oficiais.
 
>> Cria confusão na chegada e torna mais lenta a dispersão pós-prova. “Como muitos pipocas tentam pegar medalhas, lanches, frutas e isotônicos, todos os atletas precisam passar por uma triagem.”
 
>> Utiliza o posto médico e, algumas vezes, a ambulância da prova, fazendo com que o inscrito tenha de esperar mais tempo para receber socorro.
 
>> Por causa de tudo que foi listado, aumenta consideravelmente os custos do evento e, consequentemente, o valor das inscrições.

Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

K21 Ilha do Mel Half Adventure Marathon 2012

Cerca de 300 atletas participaram da etapa Paraná da K21 Series. O local da prova foi a paradisíaca Ilha do Mel, litoral norte do estado e teve como organizadora a empresa Naventura Marketing, Esportes e Turismo com patrocínio da ASICS. Os cinco primeiros colocados na geral masculina e feminina receberam tênis e muitos outros receberam brindes da marca pelas posições conquistadas.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Atletismo ganha 10 medalhas das 23 do País no Festival Olímpico da Juventude

A delegação do Brasil voltou com 23 medalhas, conquistadas no Festival Olímpico da Juventude, realizado em Sydney, na Austrália. Mais uma vez o Atletismo foi o carro-chefe, com 10 obtidas na competição, disputada nas mesmas instalações construídas para os Jogos Olímpicos de 2000.A

Últimas Notícias, por Sportclick News

Ficou muito boa

Recebi a foto. Ficou muito boa. Continuem assim...Um abraço...

Últimas Notícias, por Sportclick News

TREINÃO DO DESAFIO PHARMATON USA NOVA TECNOLOGIA

TREINÃO DO DESAFIO PHARMATON USA NOVA TECNOLOGIA PARA AGITAR GRUPO DE CORREDORES NAS REDES SOCIAIS

Últimas Notícias, por Sportclick News

SESI Gravatás entra forte na disputa da Corrida Noturna do Circuito Caixa, em Uberlândia

Adriana Cristina Silva da Luz, melhor brasileira na edição de 2012, é o destaque da equipe que terá 50 competidores, entre amadores e fundista da elite, na prova de 11 de maio