Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 24/09/2012


 

TREINÃO DO DESAFIO PHARMATON USA NOVA TECNOLOGIA PARA AGITAR GRUPO DE CORREDORES NAS REDES SOCIAIS
 
Os 250 corredores que simularam a Volta da USP usaram o sistema RFID para postar mensagens no Facebook durante a atividade
 
São Paulo (SP) - Vestidos predominantemente de camisetas laranja e com a palavra DESAFIE-SE estampada no peito, 250 corredores ‘invadiram’ a Cidade Universitária na ensolarada e quente manhã do sábado (15/9), para o segundoTreinão do Desafio Pharmaton 2012. Foi uma festa de sorrisos, suor, confraternização e dedicação a um estilo de vida saudável por meio de exercícios físicos e reeducação alimentar. Porém, o evento foi além. A comunidade virtual pôde, literalmente, curtir a atividade. Graças à tecnologia RFID, os participantes puderam compartilhar a experiência em tempo real com milhares de pessoas por meio do Facebook.
 
Os corredores das oito assessorias esportivas participantes do Desafio começaram a chegar por volta das 7h, para, uma hora depois, largar para percursos de 5km e 10km. Com a proximidade da 49ª Volta da USP, um dos objetivos era fazer simulações no percurso da prova. Todos os participantes do Treinão garantiram, automaticamente, a inscrição da tradicional corrida paulistana, programada para o dia 21 de outubro.
 
O jornalista André Tarchiani Savazoni, editor assistente da revista Contra-Relógio, destacou os dois pontos que considera mais importantes em um evento como o Treinão. "Primeiro é trazer para o Brasil o conceito dos longões coletivos. Nos Estados Unidos, por exemplo, não existe a cultura das assessorias esportivas, mas há lojas, grupos e marcas, como a Pharmaton, que organizam atividades. São pessoas de níveis diferentes que se reúnem, com marcadores de ritmo, que se ajudam e se animam por fazer um ritmo mais constante. Como a ideia do Desafio é trazer pessoas para o mundo da corrida, há quem ainda não tem noção de ritmo, assim, pode sair mais forte ou mais fraco, mas junto com outra pessoa puxando ou tendo um exemplo, vai encaixando e segue motivado. A outra coisa é poder treinar no percurso da prova. Quem corre sabe o quanto é diferente chegar e encarar um lugar que não conhece. No meu caso, que não treino na USP, pois moro em Jundiaí, até sabia da Biologia, mas tem duas outras subidas que eu não conhecia e se chegasse no dia da prova sem conhecer eu poderia me enganar."
 
A analista de sistemas Débora Coelho também é só elogios ao Desafio Pharmaton. "Corro há quatro anos, mas peguei firme mesmo há um ano. Comecei com o objetivo de emagrecer e hoje busco também qualidade de vida. Quando corro, consigo resolver melhor as coisas. Parece que dá uma limpada na cabeça. Hoje tenho mais disposição e depois que entrei para o Desafio comecei a comer melhor, me preocupar coma qualidade dos alimentos, em consumir coisas mais saudáveis", disse ela, que adorou simular o percurso da Volta da USP, prova que disputará pela primeira vez em 2012.
 
Colega de Débora na assessoria Saúde & Performance, Samuel de Barros Moraes também corre há quatro anos, mas seu objetivo é ir muito mais longe. "Acho o Desafio Pharmaton motivador, pois nos dá a possibilidade de conhecer outras pessoas, gente de outras assessorias. Corro basicamente por qualidade de vida e meu projeto é viver até os 90 anos, então, treino para isso e para ter qualidade de vida com saúde", contou o engenheiro de 49 anos,que também procura seguir as dicas de nutrição do projeto para balancear mais a alimentação.
 
Caiu na rede... - O Desafio Pharmaton ganha adeptos em todo o Brasil por meio da internet, seja no siteoficial do programa (www.desafiopharmaton.com.br) ou na fan page no Facebook (https://www.facebook.com/PharmatonBR). Na rede social já são mais de 56 mil fãs. "A ideia é cada vez mais expandir o trabalho, essa experiência que os atletas têm com a Pharmaton de despertar cada vez para começar a treinar. Tem muita gente que já treina, mas também há iniciantes e tem muita gente na USP vendo esse projeto e se motivando ainda mais. Também sabemos que na parte digital está bombando. A importância do nosso trabalho se expande mais do que se poderia imaginar. Estive em São Luiz, no Maranhão, e muita gente veio falar comigo sobre o Desafio Pharmaton", afirmou Mário Sergio, da Run&Fun, treinador que integra o projeto desde o ano de sua criação, em 2011.
 
No Treinão, os atletas correram com chip com tecnologia RFID, que permitiu postagens automáticas no perfil de cada um no Facebook, diretamente da USP, inclusive com o tempo realizado no percurso. Para entender como funciona essa tecnologia, basta saber que é a mesma utilizada na identificação do pedágio ‘Sem Parar’: ao se aproximar de um sensor, o RFID permite a identificação automática por meio de sinais de rádio. No evento, permitiu o envio de mensagens sobre energia e disposição para a busca do equilíbrio entre corpo e mente, com link para a fan page do Desafio.
 
Bom para todo mundo - Benni Boruchowski, Diretor de Marketing da Consumer Health Care da Boehringer Ingelheim, e um dos responsáveis pelo Desafio Pharmaton, também encarou o Treinão e se mostrou satisfeito com o sucesso do segundo ano do projeto. "Está tudo dentro do cronograma e das nossas expectativas. Quando vejo o que os consumidores, os corredores, estão pensando sobre o Desafio e o produto, está tudo ótimo. Internamente é o que imaginávamos, começar com duas assessorias, subir para oito e o ano que vem continuar assim ou aumentar um pouco mais para, no futuro, ir trazendo outros esportes. A corrida é democrática e foi nossa porta de entrada. O mais bacana é ver o pessoal se divertindo de maneira saudável. Em uma cidade como São Paulo isso é fundamental."
 
O treinador Claudio Castilho, da Saúde & Performance, comprova. "Aqueles corredores nossos que compraram a ideia fazem uma propaganda muito positiva, e de forma espontânea. Isso gera nos outros o desejo de participar. E quem não entrou no Desafio neste ano, já está me ‘cornetando’ para participar em 2013. E isso é muito bom, pois um projeto como este ressalta a importância do equilíbrio, de manter a motivação, fazer o passo a passo com calma para atingir os objetivos duradouros. São conceitos que tentamos passar todos os dias e fica mais fácil passar as lições com um grupo grande dentro da mesma filosofia."
 
Depois da corrida, os atletas tiveram a disposição um café da manhã com cardápio balanceado selecionado pela equipe de nutricionistas da RGNutri, que estiveram na USP para auxiliar na análise de cardápios e tirar dúvidas sobre alimentação, para deixar todos os corredores bem preparados para a Volta da USP. 
 
Dinâmica do Desafio Pharmaton 2012: 
 
- Oito equipes (uma para cada assessoria esportiva) que, durante sete meses de provas participarão de dois treinões coletivos, três treinos cognitivos, uma grande prova reunindo todos os participantes (a Volta da USP, em outubro)
 
- Estações Pharmaton nos treinões, que abordarão diferentes temas e informações relacionadas ao esporte, qualidade de vida e à complementação adequada de vitaminas e de minerais na prática esportiva
 
- Uma equipe de nutricionistas terá participação ativa durante alguns treinos ao longo dos sete meses de projeto, explicando a importância da alimentação e suplementação vitamínico-mineral, bem como seus benefícios para praticantes de corrida e atividades físicas em geral
 
- Cada assessoria esportiva convidada receberá o patrocínio da Boehringer Ingelheim de duas viagens para os Estados Unidos destinadas exclusivamente para o técnico e para um aluno, que deverão participar das corridas Disney em Janeiro de 2013 (a maratona, 42 km, a meia maratona, 21 km, e uma corrida de 16 km)
 
- Cada assessoria esportiva participante definirá o técnico treinador e o corredor que participará das corridas Disney
 
- Além disso, a Boehringer Ingelheim também patrocinará 1 jornalista corredor para cobrir a corrida internacional em Janeiro de 2013 em Orlando, que será indicado pela Assessoria de Imprensa EsportivaZDL, responsável pela divulgação da campanha e coordenação das provas junto aos jornalistas
 
- Foram realizados dois Treinões, o último neste sábado (15), na USP, Entre eles, foram realizados três treinos cognitivos, em junho, julho e agosto
 
- Todos os participantes farão a Volta da USP, em 14 de outubro, prova de 10 quilômetros, teste final da preparação feita nos cinco meses anteriores
 
- O site www.desafiopharmaton.com.br dará suporte à ação ao longo do ano, trazendo dicas e informações para todos aqueles que queiram buscar hábitos mais saudáveis, bem como um playlist de músicas para ajudar na concentração durante as corridas
 
Boehringer Ingelheim
A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais empresas farmacêuticas e a maior farmacêutica de capital fechado do mundo. Há 126 anos, a empresa familiar mantém o compromisso com pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de novos produtos de alto valor terapêutico para a medicina humana e animal. Em 2011, a companhia registrou vendas líquidas de de cerca de 13,2 bilhões de euros e investiu 23,5% destevalor em P&D.
A responsabilidade social é um componente importante da cultura empresarial da Boehringer, o que inclui tanto o compromisso global com projetos sociais como a preocupação com os seus mais de 44 mil funcionários em 145 afiliadas em todo o mundo. Respeito, oportunidades iguais e equilíbrio entre as obrigações de carreira e a vida familiar são abase da gestão da empresa, sendo que a proteção e sustentabilidade ambiental representam sempre o principal foco em qualquer empreendimento da companhia.
No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui um escritório central em São Paulo e uma fábrica em Itapecerica da Serra, responsável pela produção de medicamentos que abastecem o mercado nacional e ainda são exportados para a América Latina, Ásia e Europa.
Há 56 anos no país, a empresa estabelece parcerias com instituições brasileiras que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população e mantém ainda o programa Ajudar é o Melhor Remédio, uma plataforma colaborativa online deestímulo aovoluntariado que aproxima quem quer ajudar de quem precisa ser ajudado.
 
Para maisinformações, visite www.boehringer-ingelheim.com
e www.facebook.com/ajudareomelhorremedio
 
Pharmaton® -
"PHARMATON® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA." 
"Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado."
Indicações: Pharmaton é indicado nos estados de esgotamento, fadiga, sensação de fraqueza, diminuição da concentração e do desempenho físico e mental, nutrição mal-balanceada ou deficiente. Contraindicações: Alergia aos componentes da fórmula, à soja e amendoim, intolerância à galactose, hipercalcemia, hipercalciúria, hipervitaminose A e D, insuficiência renal, associado a tratamento com retinóides ou com vitamina D.
MS 1.0367.0157. SAC: 0800 701 6633 
 
Mais informações sobre o Desafio Pharmaton :www.desafiopharmaton.com.br
e no Facebook : PharmatonBR
 
Assessorias de Comunicação: 
 
ZDL (Assessoria Esportiva) 
Rafal De Marco - rafael@zdl.com.br
Tel: 55 11 32855911 
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
 
Equipe Interna de Comunicação Boehringer Ingelheim
Beatriz De Prá - (11) 4949-4516/ beatriz.pra@boehringer-ingelheim.com
Veridiana Marques Rosa - (11) 4949-4529/ veridiana.rosa@@boehringer-ingelheim.com
Andréa Guardabassi - (11) 4949-4989/ andrea.guardabassi@boehringer-ingelheim.com

Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Africanos dominam a São Silvestre mais uma vez e aumentam jejum do Brasil

Mais uma vez os africanos foram o grande destaque da Corrida de São Silvestre e não deram chances aos brasileiros, aumentando ainda mais o jejum do país na tradicional prova de rua.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro reúne 26 mil participantes, neste domingo, em edição marcada por recordes

Evento, que acontece no dia 26 de julho, triplicou número de participantes em dez anos, com número sem precedente de mulheres inscritas

Últimas Notícias, por Sportclick News

Últimas Notícias, por Sportclick News

Thiago André e Nubia Soares brilham no Troféu Brasil Caixa de Atletismo

Atletas da B3 Atletismo tiveram o melhor desempenho individual em São Bernardo

Últimas Notícias, por Sportclick News

Últimas Notícias, por Sportclick News

Profissionalismo

Queria agradecer por vocês terem enviado a...