Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 29/03/2016


ão Paulo - Pela primeira vez na história, desde que foi realizada a edição inaugural em 1983, em Barcelona, na Espanha, o Campeonato Ibero-Americano Caixa de Atletismo, a ser disputado de 14 a 16 de maio, no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, está aberto a participação de atletas de países de outras áreas da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).
 
E o primeiro país a confirmar presença entre os não-filiados à Associação Ibero-Americana (AIA), formada por países de língua portuguesa e espanhola das Américas, Europa e África, foi a Arábia Saudita, que inscreveu nove representantes na competição.
 
O Ibero-Americano passou a ser aberto a pedido da IAAF em função de a competição ser evento-teste oficial para os Jogos Olímpicos Rio 2016. "Além de atletas, os países podem mandar dirigentes para acompanhar o campeonato", informou Martinho Nobre dos Santos, superintendente técnico da CBAt e gerente de Atletismo do Comitê do Rio 2016. "A Alemanha e o Japão já avisaram que terão representantes como observadores", concluiu.
 
Até esta terça-feira (dia 29), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) havia recebido o pedido de inscrição preliminar de 16 países, incluindo a Arábia Saudita. O prazo final de inscrição nominal de atletas por prova termina no dia 22 de abril. Os países confirmados: Angola, Arábia Saudita, Argentina, Cabo Verde, Chile, Colômbia, El Salvador, Espanha, Honduras, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.
 
Durante a competição, será testado todo o sistema de tecnologia, da empresa Omega, como cronometragem, placares de pista e campo, emissão de resultados etc. Serão analisados também os serviços de operação de imprensa e de licenciamento de produtos.
 
O Campeonato Ibero-Americano faz parte do Programa Caixa de Competições, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo, patrocinada pela Caixa Econômica Federal.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco - bene@cbat.org.br / (11) 99145-5766
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br / (11) 99158-8337
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br / (11) 99127-2369

Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Giomar e Joziane brigam pelo Brasil no Circuito CAIXA em Curitiba, com recorde de inscritos

Em sua reta final, o Circuito de Corridas CAIXA leva a Curitiba uma das disputas mais acirradas da competição, neste domingo (25/9). Os cinco primeiros colocados do ranking brasileiro de corredores de rua, nas categorias masculina e feminina, vão competir, contra africanos, em busca de uma vitória para o País na capital do Paraná. Entre as esperanças de pódio estão Giomar Pereira e a paranaense Joziane Cardoso - ele campeão e ela vice-campeã e melhor brasileira na etapa de 2010. Os africanos, vencedores de 2006 a 2009 entre os homens, e até o ano passado entre as mulheres, também terão um forte pelotão na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, onde será a largada, às 8 horas. Além da elite, um número recorde de 2.300 amadores, 15% a mais que em 2010, participarão da prova, divididos entre os percursos de 5 km e 10 km.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Últimas Notícias, por Sportclick News

Queniano Makau destrona

O queniano Patrick Makau destronou o "rei das estradas" Haile Gebrselassie na Maratona de Berlim ao baixar em 21 segundos o recorde mundial do etíope, mesmo correndo os últimos 10 quilômetros sem ser ameaçado.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Brasileiros obtêm boas marcas e avançam no Mundial de Menores em Cáli

Heitor Coelho está na semifinal dos 110 m com barreiras

Últimas Notícias, por Sportclick News

23º TROFÉU BRASIL DE TRIATHLON: REINALDO COLUCCI E LUISA DUARTE VENCEM SEGUNDA ETAPA, NA USP

Grande disputa e boas surpresas marcaram a segunda etapa do 23º Troféu Brasil de Triathlon, realizada na manhã deste domingo (12), na Cidade Universitária de São Paulo (USP). No masculino profissional, o paulista Reinaldo Colucci ganhou o duelo com o goiano Santiago Ascenço, completando os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida com o tempo de 1h48min03seg, apenas três segundos a frente do adversário. Já entre as mulheres, a boa surpresa ficou por conta da vitória da jovem Luisa Duarte, de 18 anos, com o tempo de 2h07min02sg, deixando a atual campeã e líder Carla Moreno em segundo lugar, com 2h08min44seg. A terceira etapa será no dia 23 de junho, outra vez em São Paulo

Últimas Notícias, por Sportclick News

Marílson vai correr a Maratona de Nova York

São Paulo - O fundista Marílson Gomes dos Santos, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, vai tentar o tricampeonato na Maratona de Nova York, no dia 4 de novembro - foi campeão em 2006 e 2008. Melhor brasileiro do atletismo nos Jogos Olímpicos de Londres, com o quinto lugar na maratona, Marílson está motivado para correr a terceira prova de 42.195 metros do ano. "O objetivo é ganhar, dar o melhor de mim em Nova York. Sou um corredor que sempre quer pódio", afirma.