Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 02/01/2012


 

A 28ª edição da Corrida de Reis acontece em Cuiabá (MT), no dia 8 de janeiro de 2012. A prova conta com um percurso de 10km que inicia em Várzea Grande, na região metropolitana, e finaliza nas ruas da capital mato-grossense. Mas quem pensa que a maior dificuldade da prova é percorrer toda essa distância, está muito enganado. O calor e o aclive acentuado ao longo do percurso foram apontados pelo professor e presidente da Federação Mato-grossense de Atletismo, Francisco Antônio da Silva, e pela atleta Nadir Sabino, campeã de cinco edições da prova, como os outros desafios a serem superados pelos atletas.

– A prova é realizada durante o verão, estação de altas temperaturas. A prova acontece pela manhã, e mesmo assim ainda é muito quente. Correr nesse tipo de clima desgasta os atletas – explicou Silva.

E os desafios não acabam por ai. Segundo Silva, além do calor intenso, os corredores também devem estar preparados para o aclive acentuado no percurso.

- A prova começa em uma pista plana, mas a partir do quilômetro 4 tem início uma subida acentuada que termina junto com o percurso. Isso exige muito do atleta – ressaltou.

Perfil altímetrico da Corrida de Reis - Correto (Foto: Marcus Aurélio/Globoesporte.com)Confira o perfil altímetrico da Corrida de Reis (Arte: Marcus Aurélio/Globoesporte.com)

Dicas de quem conhece

Para a pentacampeã da Corrida de Reis, Nadir Sabino, a parte mais difícil do percurso é o início do aclive, entre os quilômetros 4 e 5. Mesmo veterana na prova, Sabino afirma que a experiência pouco ajuda.

- Começamos no nível do rio Cuiabá e vamos subindo. De nada adianta treinar todo dia, as condições nunca são as mesmas e quando começamos a subida é que sentimos o corpo pesar – revelou a atleta, que falou que mesmo cuiabana ainda sofre com o calor durante a prova.

- Os treinamentos condicionam o corpo para correr. Eu treino todo dia e estou preparada para correr, mas não estou preparada para o calor. Como eu disse, treinamos em condições totalmente diferentes das do dia da prova – completou.

Para quem vai participar da prova pela primeira vez, Sabino alerta para a importância de uma boa preparação.

- É preciso ter uma boa alimentação e começar a treinar o quanto antes. O atleta não pode chegar lá e sair correndo. Tem que preparar o corpo e a mente. Temos que encontrar um equilíbrio e respeitar os nossos limites.


Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

CIRCUITO DUOMAN DUATHLON 2015 MOVIMENTA A USP NESTE DOMINGO

Circuito terá três etapas ao longo do segundo semestre

Últimas Notícias, por Sportclick News

Brasil disputa o Sul-Americano de Meia Maratona

Atletas viajam nesta sexta-feira para Montevidéu para competir no domingo

Últimas Notícias, por Sportclick News

Unlimited Sports implementa o "Jogo Limpo" em favor do esporte

Parceria com a Associação Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) busca a prática esportiva limpa

Últimas Notícias, por Sportclick News

Reinaldo Colucci e Carla Moreno vencem o 21º Triathlon Internacional de Santos

Os triatletas paulistas Reinaldo Colucci e Carla Moreno deram um show de competência na 21ª edição do Triathlon Internacional de Santos, prova realizada na manhã deste domingo (5), em Santos (SP), que abriu a temporada nacional da modalidade. Favoritos, eles ratificaram esta condição com desempenhos perfeitos, sem dar chance aos adversários. Colucci, campeão pan-americano em Guadalajara 2011, chegou ao tetracampeonato ao marcar o tempo de 1h46min42seg para os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Já Carla, prata no Pan do Rio, em 2007, conquistou o sexto título do Triathlon Internacional de Santos, com o tempo de 2h03min545seg.

Últimas Notícias, por Sportclick News