Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 17/02/2023


História do Beach Tennis, veja como tudo começou

 

A história do Beach Tennis teve início em 1987, nas areias de Ravena, uma província na costa nordeste da Itália, uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton. Com a sua profissionalização em 1996, o esporte passa a delimitar regras e práticas, que vêm se modificando ao longo dos anos. Regido a nível internacional pela Federação Internacional de Tênis, o esporte já alcançou todos os continentes, sendo praticado em países como Itália, Brasil, Chile, Venezuela, Argentina, França, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Japão, Portugal, República Tcheca, Bermudas, Países Baixos, Aruba, Austrália e Curaçao.

Segundo a ITF, existe mais de 500 mil praticantes de Beach Tennis, de diferentes sexos e idade. Esse sucesso explica-se pela facilidade com que uma pessoa aprende a jogar e pela diversão que o esporte proporciona mesmo para quem nunca praticou antes. Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde.

O Beach Tennis chegou ao Brasil em 2008, primeiramente no estado do Rio de Janeiro, logo crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas. Hoje o esporte tem se tornado bastante popular inclusive em cidades não praianas, como Belo Horizonte, Brasília e Araraquara. Entre os locais onde há um maior número de praticantes estão Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador , Campina Grande, Cachoeira de Itapemirim, Novo Hamburgo, Natal, Brasília, Maringá e São Paulo. De acordo com a Federação Internacional de Tênis, o Brasil se tornou nos últimos anos a segunda maior força do mundo neste esporte, ficando atrás apenas da Itália, onde a modalidade foi criada.

O primeiro torneio oficial de Beach Tennis realizado no Brasil foi na cidade de Florianópolis em dezembro de 2010, com 36 tenistas inscritos. Na semana seguinte o Rio de Janeiro foi sede do segundo campeonato em solo brasileiro. Uma das pioneiras da modalidade no Brasil foi a tenista bicampeã pan-americana de tênis, a carioca Joana Cortez que conquistou seu primeiro torneio em setembro de 2010, em Nova York, ao lado da também carioca Samantha Barijan, passando a ser a primeira atleta não italiana a alcançar a primeira colocação no ranking mundial.

Atualmente a Confederação Brasileira de tênis é a entidade que regula o esporte no país. Apesar de ser relativamente novo no Brasil, os atletas brasileiros já alcançaram resultados bastante significativos, como o terceiro lugar no Campeonato Mundial em Ravenna de 2008, o primeiro lugar na Copa das Nações em Aruba em 2010, o Mundial por Equipes de 2013, os Mundiais na Servia de 2016, o Campeonato Sul-Americano de 2014 e os Pan-Americanos de 2014, 2015, 2016 e 2017.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis

 

 

 

 

 

 

 

 


Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

21º Triathlon Internacional de Santos abre a temporada 2012

Prova, referencia internacional da modalidade, será no dia 5 de fevereiro, no Boqueirão, em Santos (SP) São Paulo (SP), 04/01/12 - Pela 21ª vez consecutiva, a cidade de Santos receberá a primeira competição internacional de triatlo do calendário. Será o Triathlon Internacional de Santos, uma das mais tradicionais disputas do calendário nacional, marcado para o dia 5 de fevereiro no Boqueirão, reunindo o que há de melhor na modalidade entre profissionais e amadores. Os competidores terão pela frente as distâncias olímpicas, ou seja, 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida pelas ruas e avenidas de Santos. Reinaldo Colucci, medalha de outro nos Jogos Pan-Americanos do Rio, e Carla Moreno, vencedores em 2011, são atrações mais uma vez e defenderão seus títulos no litoral paulista.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Nadando Pelos Cartões Postais - 2ª Nadada Solidária do Lago São Bernardo

2ª Nadada Solidária do Lago São Bernardo que aconteceu em São Francisco de Paula, neste domingo, 1º de março

Últimas Notícias, por Sportclick News

Número de mulheres corredoras dobra

O fenômeno das Corridas de Rua no Brasil continua acelerado e apresenta expressivo aumento na participação das mulheres. Segundo levantamento do Departamento de Corridas de Rua da Federação Paulista de Atletismo (FPA), nos últimos cinco anos o número de mulheres participantes de eventos do gênero subiu 101,86%, de 69.070 em 2007 para 139.427 em 2011. Os números são divulgados anualmente. Em 2011, exatas 464.057 pessoas participaram de 298 provas no Estado de São Paulo.

Últimas Notícias, por Sportclick News

MARCUS FERNANDES E FLÁVIA FERNANDES SÃO CAMPEÕES DO 24º TROFÉU BRASIL DE TRIATHLON

DA MESMA MANEIRA QUE ACONTECEU EM OUTRAS FINAIS DO TROFÉU BRASIL DE TRIATHLON, O RESULTADO DESTA QUINTA E ÚLTIMA ETAPA DA 24ª EDIÇÃO DO TORNEIO FOI CRUCIAL PARA DETERMINAR A ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO GERAL DA TEMPORADA. E QUEM COMPETIU USANDO A ESTRATÉGIA SE DEU BEM. NESTE DOMINGO SEM SOL MAS DE CLIMA ABAFADO E CALORENTO, MARCUS FERNANDES E FLÁVIA FERNANDES SAGRARAM-SE CAMPEÕES DA TEMPORADA 2014. NA PROVA, O SANTISTA, QUE LIDEROU A PROVA DESDE A LARGADA, COMPLETOU OS 1,5 KM DE NATAÇÃO, 40 KM DE CICLISMO E 10 KM DE CORRIDA EM 1H46MIN11SEG.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Nike traz corrida de rua feminina ao Brasil

A corrida de rua feminina da Nike, a Nike Woman Victory Tour, será no Rio, no percurso da Maratona do Jogos do Rio 2016

Últimas Notícias, por Sportclick News

Circuito TRIDAY Series chega para fortalecer mercado nacional de provas de triathlon

Competição terá seis etapas entre abril e dezembro de 2017 e quer aumentar a base de praticantes para buscar novos talentos para o esporte