Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 17/02/2023


História do Beach Tennis, veja como tudo começou

 

A história do Beach Tennis teve início em 1987, nas areias de Ravena, uma província na costa nordeste da Itália, uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton. Com a sua profissionalização em 1996, o esporte passa a delimitar regras e práticas, que vêm se modificando ao longo dos anos. Regido a nível internacional pela Federação Internacional de Tênis, o esporte já alcançou todos os continentes, sendo praticado em países como Itália, Brasil, Chile, Venezuela, Argentina, França, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Japão, Portugal, República Tcheca, Bermudas, Países Baixos, Aruba, Austrália e Curaçao.

Segundo a ITF, existe mais de 500 mil praticantes de Beach Tennis, de diferentes sexos e idade. Esse sucesso explica-se pela facilidade com que uma pessoa aprende a jogar e pela diversão que o esporte proporciona mesmo para quem nunca praticou antes. Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde.

O Beach Tennis chegou ao Brasil em 2008, primeiramente no estado do Rio de Janeiro, logo crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas. Hoje o esporte tem se tornado bastante popular inclusive em cidades não praianas, como Belo Horizonte, Brasília e Araraquara. Entre os locais onde há um maior número de praticantes estão Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador , Campina Grande, Cachoeira de Itapemirim, Novo Hamburgo, Natal, Brasília, Maringá e São Paulo. De acordo com a Federação Internacional de Tênis, o Brasil se tornou nos últimos anos a segunda maior força do mundo neste esporte, ficando atrás apenas da Itália, onde a modalidade foi criada.

O primeiro torneio oficial de Beach Tennis realizado no Brasil foi na cidade de Florianópolis em dezembro de 2010, com 36 tenistas inscritos. Na semana seguinte o Rio de Janeiro foi sede do segundo campeonato em solo brasileiro. Uma das pioneiras da modalidade no Brasil foi a tenista bicampeã pan-americana de tênis, a carioca Joana Cortez que conquistou seu primeiro torneio em setembro de 2010, em Nova York, ao lado da também carioca Samantha Barijan, passando a ser a primeira atleta não italiana a alcançar a primeira colocação no ranking mundial.

Atualmente a Confederação Brasileira de tênis é a entidade que regula o esporte no país. Apesar de ser relativamente novo no Brasil, os atletas brasileiros já alcançaram resultados bastante significativos, como o terceiro lugar no Campeonato Mundial em Ravenna de 2008, o primeiro lugar na Copa das Nações em Aruba em 2010, o Mundial por Equipes de 2013, os Mundiais na Servia de 2016, o Campeonato Sul-Americano de 2014 e os Pan-Americanos de 2014, 2015, 2016 e 2017.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis

 

 

 

 

 

 

 

 


Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Brasileiro Caixa Sub-20 é confirmado para Cuiabá

Competição, que reuniu no ano passado 645 atletas, será disputada entre 12 e 14 de junho, no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso. Será a última oportunidade de obtenção de índices para o Mundial de Nairóbi

Últimas Notícias, por Sportclick News

IRONMAN 70.3 FOZ DO IGUAÇU: ELITE TERÁ DESTAQUES INTERNACIONAIS

São Paulo (SP), 05/08/14 - Atração esportiva no final de agosto, o Ironman 70.3 Foz de Iguaçu marca a estreia da cidade no roteiro internacional como mais uma importante opção para os competidores de todo o mundo. A prova do dia 30 de agosto, com largada às 9h30 no Iate Clube Lago de Itaipu, terá a participação de cerca de mil atletas, divididos pelas categorias Elite e Faixa Etária. Em se tratando de elite, estão confirmados triatletas de três países na briga pelo topo do pódio, serão representantes da Argentina, África do Sul e Brasil.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Informações para a inscrição de atletas

Jogos Pan-Americanos Masters Rio 2020.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Prepare-se para Venus 2015

Saiba detalhes e já inicie o planejamento para participar da corrida feminina mais charmosa do Brasil

Últimas Notícias, por Sportclick News

Quenianos vencem a 13ª Meia Maratona Internacional de São Paulo

Na manhã deste domingo (17), Geofry Kipchumba e Sharon Arusho confirmaram o favoritismo e venceram a prova.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Marily dos Santos corre pelo tri da Maratona Maurício de Nassau

São Paulo (SP), 28 de setembro de 2012 – Marily dos Santos é a grande atração da 3ª edição da Maratona Maurício de Nassau, que será disputada neste domingo, dia 30 de setembro, nas ruas de Recife (PE). A fundista patrocinada pela Mizuno venceu as duas primeiras edições da prova, realizadas em 2010 e 2011 e treinou forte para conquistar o tricampeonato.