Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 07/04/2017


Há cinco anos sem ter um brasileiro no alto do pódio da Maratona Internacional de São Paulo, quando Solonei da Silva foi o campeão, o mineiro Franck Caldeira, primeiro colocado na prova de 2004, é a esperança de ter um corredor do Brasil como o melhor maratonista pelas ruas da capital paulista. A tarefa do veterano, de 34 anos, não será fácil, pois os africanos estão fortes. O atual campeão, o queniano Paul Koech Kimutai, vice na 18ª Volta Internacional da Pampulha, no ano passado, e seus compatriotas Josphat Kipkemboi Ronoh, campeão da Maratona de Tel Aviv em 2016; e Elijah Kemboi, vice na Maratona Internacional do Rio em 2015, são os rivais a serem superados por Caldeira, tricampeão da Volta Internacional da Pampulha (2003/06/07), campeão da Corrida Internacional de São Silvestre, da Meia Maratona das Cataratas (2011) e  ouro na maratona Pan-Americana de 2007, no Rio.  Para ditar o ritmo da prova estarão os “coelhos” Daniel Kiprotich (Quênia), vencedor da Meia Maratona Internacional de São Paulo deste ano, e Workiye Wosenu (Etiópia), que tem o tempo de 1h02m48s para os 21km.
 
Os outros brasileiros que estão no pelotão de elite são Wellington Bezerra da Silva, bicampeão brasileiro de corridas de rua e oitavo na última São Silvestre; Edmilson Santana, terceiro na Dez Milhas Garoto e quarto na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro do ano passado; e Gilmar Silvestre Lopes, campeão da Copa Brasil de Cross Country e quarto na Corrida de São Sebastião, ambas em 2017.
 
No feminino, o jejum de títulos brasileiros é dura mais tempo. Em 2010, Marizete Moreira foi bicampeã (repetindo o feito de 2009) e, neste ano, ela volta a ser a maratonista com mais chances de vencer. O time de elite de mulheres do Brasil terá ainda Viviane Figueiredo, primeira colocada da Corrida de São Sebastião, quarta na Dez Milhas Garoto 2016; Simone Ferras, quinta colocada na Maratona de São Paulo e terceira da Maratona de Foz do Iguaçu, ambas em 2016; e Dione D´Agostini Chillemi, quarta da Maratona de Foz do Iguaçu 2016.
 
O pelotão feminino de estrangeiros terá como destaques as quenianas Leah Jerotich, terceira colocada ma Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro de 2016; Priscilla Lorchima, campeã da Maratona do Paraguai no ano passado; Josephine Jerotich, que tem 1h07m32s na meia maratona; e Christine Chepkemei, que fez 1h07m06s na Meia Maratona de Montenegro, em 2015.
 
A largada será a partir das 6h50m, com a Elite feminino, vindo depois, às 7h15m, a categoria Cadeirantes, e às 7h28m, Elite masculino e pelotão geral, Premium e Atletas com deficiência. Haverá também as distâncias de 24km, 8km e 4km.
 
Assim como aconteceu na Meia Maratona de São Paulo, a Maratona Internacional de São Paulo terá dinâmicas para tentar coibir a presença de “pipocas”, como o controle de acesso mais rigoroso, intensa comunicação pelas redes sociais, comunicação estática ao longo do percurso, destacando que os serviços são para o corredor devidamente inscrito, e as demais ações que foram colocadas em prática na Meia.
 
Resultados da 22ª Maratona Internacional de São Paulo
 
Masculino: 1) Paul Kimutai (Quênia), 2h17m14s; 2) Giovani dos Santos (Brasil), 2h17m23s; 3) Gilberto Silvestre Lopes (Brasil), 2h19m43s; 4) Robert Kipchumba (Quênia), 2h20m09s; e 5) Vagner da Silva Noronha (Brasil), 2h24m35s.
 
Feminino: 1) Alice Kibor (Quênia), 2h35m56s; 2) Jane Jelagat Seurey (Quênia), 2h38m37s;
3) Carolyne Komen (Quênia), 2h38m48s; 4) Marizete Moreira dos Santos (Brasil), 2h51m55s; e 5) Simone Ponte Ferraz (Brasil), 2h57m54s.
 
Recordes da Maratona de São Paulo:  Vanderlei de Lima (BRA), 2h11m19s , em 2002; e Rumokol Chepkanan (QUE), 2h31m31s, em 2002.
 
 
FONTE:  Publicado por Iúri Totti / BLOG DO IÚRI TOTTI
Jornalista, diretor da Midiática Press Agência de Comunicação, com experiência de mais de 15 anos em esportes, especialmente no mundo das corridas e olímpico  - Acesse o blog.

Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Lagoa será palco do Maresia Vert Jam 2013 -

Competição tradicional do calendário radical mundial recebe os principais nomes do esporte em fevereiro

Últimas Notícias, por Sportclick News

Quenianos são campeões da 30ª edição da Corrida de Reis

Corrida marcou os 30 anos de realização da prova mais tradicional do atletismo

Últimas Notícias, por Sportclick News

Rio de Janeiro se prepara para a Run The Night

Cidade maravilhosa será palco da corrida noturna que já faz sucesso em São Paulo Depois do sucesso em São Paulo, a Run The Night chega ao Rio de Janeiro para agitar a noite da Cidade Maravilhosa.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Com novo recorde brasileiro de velocidade, César Grosso termina o Pan de Escalada em sétimo lugar

Encerrada neste domingo (1º) à noite, em Los Angeles (EUA), competição garantiu ao campeão, o norte-americano Colin Duffy, a vaga das Américas para Tóquio/2020. Escalador paulista teve a melhor atuação na modalidade Speed e melhorou duas vezes sua própria marca, que é agora de 6seg88

Últimas Notícias, por Sportclick News

Ouro em Guadalajara, Adriana tenta o bi na maratona do PAN

Marily dos Santos também representa o Brasil neste sábado, em Toronto