Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 23/11/2015


FINAL DO BRAZIL RUN SERIES/CIRCUITO CAIXA TEM RECORDE E DOBRADINHA BRASILEIRA NO PÓDIO NO PACAEMBU
 
Joziane Cardoso e Ederson Vilela foram os melhores do País. Africanos Gladys Kemboi e Joseph Panga foram os vencedores da etapa de São Paulo, que dominou as ruas de São Paulo com 4.500 competidores
 
São Paulo (SP) - Em dia de clássico do futebol paulista, o Estádio do Pacaembu tornou-se palco da mais acirrada disputa do ano entre os fundistas da elite do atletismo nacional, na etapa final do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA. Joziane Cardoso e Ederson Vilela, quarta e terceiro colocados, formaram a dobradinha brasileira na prova, dominada pelos africanos. Gladys Kemboi, do Quênia, teve uma vitória apertada, enquanto Joseph Panga, da Tanzânia, voou baixo para estabelecer o novo recorde do percurso. 
 
O domingo (22) amanheceu com temperatura amena e tempo nublado, características ideais para os 4.500 competidores que tomaram conta dos percursos de 5 km e 10 km, a partir da Praça Charles Miller, passando pela Av. Pacaembu e pelo Minhocão. Nos pelotões de elite, 65 fundistas elevaram o nível técnico da prova, colocada estrategicamente no final da temporada. Entre eles, os primeiros colocados do ranking brasileiro e atletas de equipes como Pinheiros e Pé de Vento, já em ritmo de campanha olímpica para os Jogos do Rio 2016. 
 
Joziane contra o paredão africano - As mulheres da elite feminina foram as primeiras a largar, às 7 horas. Desde os primeiros quilômetros, as africanas formaram um bloco compacto. A campeã Gladys Kemboi, do Quênia, cruzou a linha de chegada a milésimos de segundo à frente da tanzaniana Natália Elisante Sule. "Viemos todas juntas e só consegui vencer nos metros finais, por pouco", destacou Gladys.
 
Única brasileira no pódio, Joziane Cardoso ficou a apenas 8 segundos da campeã. "Foi uma prova bem dura. Todas largaram muito forte, e procurei ficar junto das africanas durante todo o tempo", contou Joziane. A paranaense radicada no Rio de Janeiro repetiu o resultado de 2014, quando também foi a melhor do País na prova. De quebra, diminuiu para apenas seis pontos a desvantagem para a quinta colocada no Ranking CBAt/CAIXA, Rejane Bispo. E já volta os olhos para a Olimpíada, em 2016. "Vou buscar o índice para os 5.000 m ou para os 10.000 m", apontou.
 
Recorde masculino - Desde 2012, quando o queniano Hillary Kipgetich Kibet marcou o recorde da prova, com 29min10, não se via uma disputa tão forte na elite masculina. Mas o tanzaniano Joseph Panga ditou o ritmo desde o início, neste domingo (22), e cruzou a linha de chegada com 28min59, tempo 11 segundos menor que o de três anos atrás. "Foi uma ótima prova, com clima e percurso muito bons para correr", elogiou Joseph. 
 
Melhor entre os brasileiros na etapa paulistana do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, Ederson Vilela acompanhou os africanos até o sétimo quilômetro. "Larguei na ponta e segui junto com os estrangeiros, mas os perdi de vista nos últimos três quilômetros. É um trecho complicado, porque a gente acaba pegando o pessoal que está fazendo 5 km. Mas corri bem. Estava treinando em Campos do Jordão, e vim com uma boa resistência", avaliou Ederson.
 
Terceiro do ranking brasileiro dos 5.000 m e quarto nos 10.000 m, Ederson também está focado em conseguir o índice olímpico para essas distâncias. "Vou me dedicar às provas de pista no primeiro semestre de 2016. Eu já fui campeão do Troféu Brasil nos 5.000 m em cima do Marílson Gomes, em 2013", orgulha-se o atleta. "Sei que tenho condições de conseguir uma vaga para os Jogos e representar o Brasil."
 
Liderança do ranking nacional em jogo - Perto do final da temporada, a etapa de São Paulo também é fundamental para quem busca os primeiros lugares no ranking nacional ou quer consolidar sua posição. Mesmo com o 12º lugar neste domingo, Conceição Oliveira garantiu uma vantagem confortável de 40 pontos na liderança, entre as mulheres.
 
Entre os homens, a ausência do líder Wellington Bezerra deu ao vice-líder Sivaldo Viana a chance de encurtar a distância entre os dois. "As duas últimas etapas, em Belo Horizonte e aqui em São Paulo, foram difíceis. Meu filho está doente, e isso tira a minha concentração da corrida. E o Wellington não é o Corinthians, mas é quase campeão", brinca Sivaldo. "Mas o jogo ainda não está ganho. Hoje somei mais oito pontinhos, importantes. Ainda temos a Volta da Pampulha, a Maratona da Bahia e a São Silvestre. É possível que a liderança seja decidida apenas no último dia do ano."
 
Resultados
Feminino:
1. Gladys Kemboi (Quênia/FILA/Bioleve) - 34min57
2. Natalia Elisante Sule (Tanzânia/FILA/Bioleve) - 34min57
3. Consolata Cherotich (Quênia/Luasa Sports/CAIXA) - 35min02
4. Joziane Cardoso (Pé de Vento/CAIXA) - 35min05
5. Magdalena Crispin Shauri (Tanzânia/Luasa Sports/CAIXA) - 35min07
 
Masculino:
1. Joseph Tiophil Panga (Tanzânia/FILA/Bioleve) - 28min59 (novo recorde)
2. Dickson Kimeli Cheruiyot (Quênia/FILA/Bioleve) - 29min22 
3. Ederson Vilela Pereira (Gran Cursos/CAIXA/SJC) - 29min47
4. Gtu Cure Mideksa (Etiópia/Nova Flor/Clã Delfos) - 30min08
5. Jacob Kemboi Kiprotich (Quênia/Luasa Sports/CAIXA) - 30min16
 
Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA - Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição teve 12 etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.
 
O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em São Paulo, conta ainda com o apoio da Minalba, água mineral oficial do evento, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Prefeitura de São Paulo, além da supervisão técnica da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação Paulista de Atletismo.
 
Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa
 
Acompanhe também a ZDL nas redes sociais:
Twitter: @ZDLcomunica
Facebook: ZDL Comunicação
 
ZDL - Juliana Leite (MTB 49.580)
E-mail: juliana@zdl.com.br

Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Atleta desconhecida conquista medalha

ruz Nonata da Silva era uma atleta desconhecida até esta segunda-feira (24), quando conquistou a prata nos 10.000 m do atletismo. Foi a medalha de número mil da história do esporte brasileiro nos Jogos Pan-Americanos. A primeira, em 1951, também foi uma prata, conquistada por Wilson Carneiro nos 400 m com barreiras. As duas medalhas simbólicas são separadas por conquistas memoráveis, como os ouros do basquete masculino e feminino nos Pans de 1987 e 1991, respectivamente.

Últimas Notícias, por Sportclick News

LANÇAMENTO DO CHALLENGE FAMILY NESTE DOMINGO, DIA 9, NO RIO DE JANEIRO

A rede global de provas de Triathlon Challenge Family anunciou a primeira etapa da história do circuito em um país da América Latina

Últimas Notícias, por Sportclick News

São Paulo recebe Circuito Athenas no domingo

São Paulo recebe Circuito Athenas no domingo

Últimas Notícias, por Sportclick News

Atletismo : Pesquisa traça perfil de atletas do Centro de Excelência

Durante a palestra "Medicina Esportiva - Perfil dos Atletas dos Centros de Excelência avaliados no CEMAFE", realizada nesta quarta-feira (29) no auditório da Federação Paulista de Atletismo (FPA), o Dr. Warlindo Carneiro da Silva mostrou bastante otimismo e satisfação. Segundo o especialista em medicina esportiva, a avaliação dos 46 atletas do Centro de Excelência Esportiva (CEE) trouxe dados riquíssimos e que contribuirão bastante para o aumento da performance dos jovens.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Calcule sua velocidade média da sua corrida

Qual é sua velocidade média durante sua corrida, faça um teste agora...

Últimas Notícias, por Sportclick News

O brasileiro Thiago Braz fez história e conquistou a medalha de ouro no salto com vara dos Jogos Olímpicos.

Na final desta segunda-feira (15), o atleta de 22 anos superou o recordista mundial e campeão olímpico de Londres-2012, o francês Renaud Lavillenie.