Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 03/11/2011


Marílson Gomes dos Santos, Ana Cláudia Lemos Silva e Fabiana Murer estão entre os 13 atletas homenageados pelo Clube na FPA

São Paulo - Marílson Gomes dos Santos, Ana Cláudia Lemos Silva e Fabiana Murer foram alguns dos atletas do Clube BM&FBOVESPA premiados nesta quinta-feira (3/11), em São Paulo, pela conquista de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Na sede da Federação Paulista de Atletismo (FPA), o Clube BM&FBOVESPA entregou barras de ouro a seus 13 atletas que foram ao pódio no México. Em Guadalajara, o atletismo brasileiro bateu o recorde de medalhas de ouro em uma única edição do Pan, com dez medalhas. Destas, quatro foram de atletas do Clube BM&FBOVESPA, em provas individuais ou nos revezamentos. 

Sérgio Luiz Coutinho Nogueira, diretor-técnico do Clube BM&FBOVESPA, lembrou que a prática de oferecer premiação aos medalhistas do Clube em Pans começou em 2003, após os Jogos de Santo Domingo. Até então, a entrega de barras de ouro era reservada aos medalhistas em Olimpíadas.

Para quem vai ao pódio, a medalha de ouro vale 1 kg de ouro; a de prata, 500 g; e a de bronze, 250 g. "Isso significa que nossos 13 medalhistas vão receber, no total, R$ 1,1 milhão", disse o dirigente.

José Antônio Martins Fernandes, presidente da Federação Paulista de Atletismo, saudou os atletas e falou da parceria "de mais de 20 anos" entre a entidade e o Clube BM&FBOVESPA. "Espero que essa parceria continue rendendo bons resultados para o atletismo paulista e brasileiro."

Em uma análise do desempenho do atletismo em Guadalajara, o coordenador-técnico da equipe, Ricardo D’Angelo, disse que o Brasil fez uma excelente campanha, com 23 medalhas. "E os atletas do Clube tiveram um desempenho excepcional no Pan, trazendo 12 dessas medalhas." D’Angelo também ressaltou o trabalho da equipe, que, "mesmo no encerramento de uma temporada muito longa, conseguiu dar condições de medalha aos nossos atletas".

Estreante em Pans, a velocista Ana Cláudia Lemos Silva voltou de Guadalajara com o ouro nos 200 m e no revezamento 4x100 m (com recorde sul-americano), que correu ao lado de Vanda Gomes, Franciela Krasucki e Rosângela Santos. Agora, sonha com a final olímpica dos 200 m em Londres/2012. "Se nesse meu primeiro Pan fui ouro duas vezes, acho que é possível estar na final nos Jogos. Para mim, o Clube BM&FBOVESPA é o melhor do mundo, me dá tudo de que preciso", disse a velocista. "Quero aproveitar todo esse investimento para melhorar ainda mais, ganhar experiência internacional e trazer medalha de Londres."

Veterano em Pan-Americanos, Marílson pôde, finalmente, comemorar o ouro nos 10.000 m em Guadalajara. "Essa medalha era esperada há muito tempo. Tive de ir ao meu terceiro Pan para ganhar meu primeiro ouro. E eu nem esperava a medalha. Eu ia correr a Maratona de Chicago e depois os 10.000 m no Pan, da forma que desse. No fim, tive de abandonar a prova em Chicago, em que estava tentando o índice para Londres, e, por isso, minha recuperação para o Pan foi mais rápida", contou Marílson.

O fundista disse que esperava uma prova mais concorrida em Guadalajara, "mais dura". "Principalmente pela combinação do calor com a altitude. Tenho a sorte de conseguir me adaptar com facilidade às mudanças de condições. Isso também fez diferença", disse Marílson, que agora vai tirar um período de descanso e depois retomar a preparação para tentar o índice olímpico da maratona.

"Talvez eu corra a Maratona de Londres, em abril. Foi na prova de Londres, este ano, que eu melhorei minha marca pessoal (2h06min34). Ainda vou decidir com o Adauto (Domingues), meu treinador. De toda forma, quero fazer uma maratona mais consciente, com mais cautela, pensando no índice mesmo e não em melhorar minha marca." 

Marílson também ainda não decidiu se vai correr a São Silvestre, no fim do ano - é tricampeão da prova. "Vou parar por um mês, vou descansar. Na volta, vamos avaliar juntos, eu e o Adauto, as minhas condições."

Fabiana Murer voltou de Guadalajara com a medalha de prata no salto com vara. A campeã mundial em Daegu, disse que chegou ao Pan desgastada pela longa temporada. "Não dá para o atleta ser 100% o ano todo. Achei que 4,70 m seriam suficientes para garantir o título. No fim, a Yarisley Silva saltou 4,75 m e ainda quebrou o recorde cubano", disse Fabiana.

A atleta do Clube BM&FBOVESPA vai descansar até o fim de novembro e só então retomar os treinos, agora visando à Olimpíada de Londres. "Por causa dos Jogos de Londres, não vou fazer a temporada em pista coberta nem defender o título mundial indoor. Acho que a disputa feminina do salto com vara na Olimpíada vai ser muito dura, com seis ou sete atletas que podem ir ao pódio. Tenho de estar bem preparada", disse a saltadora. Aos companheiros que foram ao pódio em Guadalajara, Fabiana deixou um recado: "Vamos treinar mais, crescer cada vez mais para trazer medalhas de Londres."

Os medalhistas do Clube BM&FBOVESPA em Guadalajara:
Ouro (4)

- Ana Cláudia Lemos Silva, nos 200 m e no revezamento 4x100 m
- Marílson Gomes dos Santos, nos 10 mil m
- Aílson Feitosa e Nilson André, no revezamento 4x100 m

Prata (5)
- Cruz Nonata, nos 5 mil m e nos 10 mil m
- Fabiana Murer, no salto com vara
- Joelma Neves Souza, Bárbara Farias de Oliveira, Geisa Coutinho e Jailma Sales de Lima, no revezamento 4x400 m
- Hudson Santos de Souza, nos 3.000 m com obstáculos

Bronze (3)
- Joílson Bernardo da Silva, nos 5 mil m
- Ronald Julião, no lançamento do disco
- Geisa Coutinho, nos 400 m

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA integra o Instituto BM&FBOVESPA e tem parceria com a Nike, o Pão de Açúcar e a Prefeitura de São Caetano.


Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Maratonistas embarcam para a disputa do Sul-Americano do Chile

Franck Caldeira e Mirela Andrade representarão o Brasil no domingo em Temuco

Últimas Notícias, por Sportclick News

Obrigado pela atenção

Equipe Sportclick Obrigado pela atenção...

Últimas Notícias, por Sportclick News

Meia Maratona das Cataratas celebra edição histórica

Recorde de participantes e de torcida marca a prova, vencida por africanos; apenas 16 segundos separaram o africano do brasileiro

Últimas Notícias, por Sportclick News

Ibero-Americano termina neste domingo

São Paulo (sábado, 02 de agosto de 2014) - Com a disputa de 21 provas - 18 finais e as três últimas do heptatlo -, termina neste domingo dia 3 a 16ª edição do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo. Como os anteriores, o último dia será dividido em duas etapas: a primeira das 09:00 às 11:30 e a segunda das 15:00 às 16:50.

Últimas Notícias, por Sportclick News

BRADESC0

BRADESCOS

Últimas Notícias, por Sportclick News

O bicampeão mundial Duda dá adeus as pistas

Após 16 anos de carreira e os títulos dos Mundiais Indoor de Sopot-2014 e Istambul-2012, Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva deixa as competições, mas garante que continuará no atletismo