Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 07/03/2014


São Paulo (sexta-feira, 07 de março de 2014) - Thiago Braz e Augusto Oliveira (ambos da BM&FBovespa-SP) participam neste sábado 8, a partir das 14 horas de Brasília (18 horas locais), da final da prova do salto com vara no Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, iniciado nesta sexta-feira 7, na Ergo Arena, em Sopot, na Polônia.
 
 
Thiago Braz, campeão mundial juvenil e campeão sul-americano adulto, entra na competição com 5,76 m como melhor marca indoor. Ele conseguiu o resultado no último dia 15, em Donetsk, na Ucrânia, quando bateu pela segunda vez o recorde continental em pista coberta em 2014. O anterior foi estabelecido em 9 de fevereiro, com 5,72 m em Malmo, na Suécia.
 
"Estou animado e o objetivo é sempre saltar mais alto", disse o atleta paulista de 20 anos, que tem também o recorde sul-americano ao ar livre, com 5,83 m, obtido em Cartagena, na Colômbia.
 
Já Augusto enfrentou alguns problemas na temporada. Ele machucou o pé direito no Meeting de Malmo, quando caiu fora do colchão. Passou por tratamento intensivo e retornou aos treinos para o Mundial. Campeão do Troféu Brasil/Caixa de 2013, o atleta de 23 anos tem 5,50 m como melhor resultado deste ano. Assim como Thiago, Augusto nasceu na cidade de Marília (SP).
 
Ao lado de Fábio Gomes e de Fabiana Murer, campeã mundial indoor e ao livre, Thiago e Augusto estão desde janeiro na Europa. O grupo treinado por Elson Miranda teve a cidade de Fórmia, na Itália, como base e participaram de algumas competições neste início de temporada. Os atletas contaram com orientações do especialista ucraniano Vitaly Petrov, consultor da CBAt para o salto com vara, que foi treinador dos recordistas mundiais da prova no masculino (o ucraniano Sergey Bubka) e no feminino (a russa Elena Isinbayeva).
 
Entre os 12 atletas na final, dois se destacam pelas boas marcas conseguidas em 2014. O alemão Malte Mohr, prata no Mundial Indoor de Doha-2010, saltou 5,90 m, no dia 1º de março, em Berlim. Já o britânico Luke Cutts está no start list, com 5,83 m, obtidos em Rouen, na França, no dia 25 de janeiro. O grande destaque da modalidade é o francês Renaud Lavillenie, novo recordista mundial indoor, com 6,16 m. Ele assistirá à prova da tribuna da Ergo Arena porque está contundido. Lavillenie sofreu um corte no pé esquerdo em Donetsk, Ucrânia.
 
Primeira etapa - Keila Costa (BM&FBovespa-SP) e o Anderson Henriques (Procempa/Sogipa-RS) foram os primeiros brasileiros a competir no Campeonato Mundial Indoor, na manhã desta sexta-feira no horário de Brasíla.
 
Keila terminou em 10º lugar na prova de qualificação do salto triplo. Com isso, a campeã brasileira não conseguiu vaga para a final deste sábado. Ela obteve a marca de 13,64 m na primeira das três tentativas a que teve direito. O melhor resultado da qualificação foi alcançado pela jamaicana Kimberly William com 14,35 m.
 
"O objetivo era ficar entre as oito finalistas, mas infelizmente não deu", lembrou a atleta, medalha de bronze no salto em distância no Mundial de Doha, em 2010, no Catar. "Fiz um primeiro salto cauteloso, mas errei no segundo. No terceiro, tive de forçar para brigar por uma vaga na final e acabei queimando com a ponta da sapatilha", completou.
 
Já Anderson disputou a terceira das cinco séries eliminatórias dos 400 m, mas por muito pouco não conseguiu classificação para as semifinais. Ele terminou sua série em quarto lugar, com 46.82, o melhor resultado da carreira. No geral, ficou com a 12ª marca entre os 27 participantes. "A prova teve um nível forte e é muito diferente do que estou acostumado a correr", lembrou o atleta para a SporTV. "Tentei fazer o melhor, mas não deu por muito pouco."
 
Chris Brown, de Bahamas, obteve o melhor tempo das eliminatórias, com 45.84. As semifinais serão disputadas ainda nesta sexta-feira, a partir das 17:15 de Brasília.
 
Mais informações sobre a seleção brasileira no endereço:
http://www.cbat.org.br/imagens_news/6956.pdf
 
Mais informações sobre o Mundial Indoor de Sopot no link:
http://www.iaaf.org/competitions/iaaf-world-indoor-championships
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco - bene@cbat.org.br / (11) 99145-5766
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br / (11) 99158-8337
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br
 
CBAt: www.cbat.org.br
TWITTER: https://twitter.com/bra_atletismo
FACEBOOK: https://www.facebook.com/oficialcbat
CORRIDAS DE RUA: http://www.cbat.org.br/corrida/default.asp

Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Últimas Notícias, por Sportclick News

CORRIDA DOS ESTÁDIOS LEVA PÚBLICO RECORDE À ARENA PANTANAL

Segunda edição do Cross Urbano CAIXA consolida-se no calendário de provas da capital matogrossense

Últimas Notícias, por Sportclick News

World Athletics divulga cartilha para evitar surto de coronavírus em eventos de atletismo

Federação Internacional da modalidade elabora medidas de saúde e segurança para os organizadores de campeonatos realizados durante a pandemia

Últimas Notícias, por Sportclick News

Nota de pesar

A CBAt apresenta seu profundo pesar pela morte do jovem atleta da marcha atlética Luan Henrique, de Campo Mourão, num trágico acidente

Últimas Notícias, por Sportclick News

Giomar Pereira é tretacampeão da etapa de Brasilia do Circuito Caixa

Giomar Pereira voltou a vencer neste domingo (6/11), em Brasília. O baiano de Jacobina disparou nos últimos 500 metros, deixando os adversários para trás, e completou os 10 km da última etapa do Circuito de Corridas CAIXA em 29min54. Com a vitória, ainda abriu 9 pontos de vantagem na liderança do ranking brasileiro de corredores de rua sobre o segundo colocado, Gilmar Silvestre. Na prova feminina, Sueli Pereira também travou um duelo acirrado com a queniana Nelly Jepkurui, que levou a melhor e cruzou a linha de chegada na frente, com 34min23.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Desafio CBAt/CPB será dia 22 no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico

O evento proporcionará a participação conjunta em diversas provas entre atletas das duas entidades, respeitando-se as especificações previstas nas regras oficiais