Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 17/02/2017


É difícil encontrar um corredor que nunca tenha participado de uma prova como pipoca (muitos fazem isso sem saber que é errado). Mas, de uns tempos para cá, o número de atletas não inscritos aumentou muito nas principais corridas do país, prejudicando a qualidade dos eventos.
 
Na última São Silvestre, por exemplo, estima-se que cerca de sete mil pessoas participaram da prova como pipoca, o que atrapalhou bastante a organização da competição. Isso foi o estopim para a Yescom, empresa que realiza diversas grandes provas no Brasil, criar um plano de ação para inibir a presença de corredores sem inscrição em suas provas. “Até hoje, poucos organizadores tiveram coragem de declarar que correr na pipoca é errado. Precisamos mostrar que quem mais sai perdendo com a presença do pipoca é o corredor que paga inscrição”, diz Thadeus Kassabian, diretor da Yescom.
 
OS PREJUÍZOS QUE UM PIPOCA TRAZ PARA VOCÊ
Não pense que só a organização sofre com a presença de atletas sem inscrições. Quem paga para correr também é muito prejudicado pelos pipocas. Segundo Thadeus Kassabian, os principais danos causados por eles a você são:
 
>> Usa a água destinada aos participantes inscritos. Aí, quando você passa pelo ponto de hidratação, corre o risco de pegar uma água quente, pois não dá tempo de resfriar os copos repostos. Em alguns casos, o inscrito pode até ficar sem água. “Na São Silvestre, havia 18 copos por atleta inscrito. Porém, o número de pipocas foi tão grande que a água acabou em alguns pontos. Temos registros de corredores pipocas com mais de três copos na mão”, explica Thadeus.
 
>> Consome isotônicos, géis e outros produtos oferecidos no percurso. Isso faz com que muitos atletas inscritos fiquem sem. Motivo: geralmente, os organizadores já levam uma boa quantidade a mais de água para evitar que ela acabe por causa dos pipocas. Porém, como o isotônico tem custo elevado e prazo de validade curto (o oferecido em saquinho pode ser consumidos até cerca de três dias após a fabricação), não é possível garantir uma grande quantidade extra.
 
>> Aumenta a fila nos sanitários, nos backdrops para tirar foto e tumultua a arena, já que essas áreas são projetadas para atender o número de inscritos.
 
>> Ocupa espaço nas baias de largada. “Assim, o inscrito fica apertado e leva mais tempo para conseguir imprimir o ritmo planejado nos primeiros quilômetros”, diz Thadeus. Isso porque, o fluxo de atletas é planejado levando em conta a quantidade de participantes oficiais.
 
>> Cria confusão na chegada e torna mais lenta a dispersão pós-prova. “Como muitos pipocas tentam pegar medalhas, lanches, frutas e isotônicos, todos os atletas precisam passar por uma triagem.”
 
>> Utiliza o posto médico e, algumas vezes, a ambulância da prova, fazendo com que o inscrito tenha de esperar mais tempo para receber socorro.
 
>> Por causa de tudo que foi listado, aumenta consideravelmente os custos do evento e, consequentemente, o valor das inscrições.

Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Espera por rivais atrapalha Fabiana Murer no México

ona de dois títulos mundiais no salto com vara, um indoor e outro outdoor, Fabiana Murer não levou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, mas ao menos pode dizer que bateu um “recorde” pessoal: nunca antes ela havia demorado tanto para começar a saltar em uma competição.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Wellington Bezerra e Conceição Oliveira mantêm liderança

Os dois corredores se destacam no Ranking CAIXA CBAt 2015

Últimas Notícias, por Sportclick News

ORGANIZADORES DO TOUR DE FRANCE REALIZAM PROVA NO BRASIL PARA 3.000 CICLISTAS

Disputada na França há mais de um século, a competição terá etapa para ciclistas amadores em Cunha (SP), no fim de outubro, e em Recife (PE), em março de 2016

Últimas Notícias, por Sportclick News

Rei da Praia Embratel

REI DA PRAIA EMBRATEL 2011

Últimas Notícias, por Sportclick News

II Corrida da Fraternidade

II Corrida da Fraternidade tem como proposta trazer uma ação concreta da Campanha da Fraternidade organizada pela CNBB que esse ano traz o tema de Saúde Pública. Vemos no esporte um meio de ajudar diretamente nesse problema grave de nossa sociedade atual.

Últimas Notícias, por Sportclick News

CBAt convoca atletas dos Jogos Sul-Americanos

Equipe de Atletismo terá 35 nomes no torneio na Bolívia