Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 28/04/2021


Bragança Paulista – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu na noite desta segunda-feira (26/4) comunicado da Confederação Argentina de Atletismo (CADA) informando que desistiu de organizar o 52º Campeonato Sul-Americano Adulto, que estava previsto para o período de 14 a 16 de maio, em Buenos Aires. A decisão foi tomada depois que as autoridades sanitárias do país não permitiram a realização do evento em função do agravamento da pandemia da COVID-19. O Brasil já fez contato com a Atletismo Sul-Americano (ex-Consudatle) e manifestou o interesse em ser sede do evento, mas terá de encontrar local em condições também em função da pandemia.

Na nota emitida pelos dirigentes da CADA, a desistência foi causada também porque a “tendência é de um quadro mais grave” num futuro próximo, “o que torna impossível o adiamento por breve prazo”.

O documento diz também que o governo argentino adiantou a sua intenção de colaborar com seus atletas com a provável viagem para outro país. Antes de cancelar o evento, os organizadores ainda tentaram transferir a sede de Buenos Aires para Concepción del Uruguay, onde recentemente foram disputados três GPs Sul-Americanos. As autoridades sanitárias, porém, estenderam a proibição para toda a Argentina.

A Confederação Brasileira de Atletismo entrou em contato com a Atletismo Sul-Americano manifestando o interesse em ser a nova sede do campeonato ainda na noite de segunda-feira. "Nós já  demonstramos o interesse em receber o evento, mas precisamos encontrar um local que aceite sediar, em virtude das restrições sanitárias", confirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.

A CBAt também trabalha para a definição de data e local em seu calendário para o Grand Prix Brasil, um GP sul-americano com pontuação D. "Esse evento será num modelo reduzido e já está aprovado pela World Athletics. O problema é o mesmo encontrar uma sede em condições de receber em virtude das restrições sanitárias", acrescentou Wlamir Motta Campos.

O Campeonato Sul-Americano é esperado com muita ansiedade pelos atletas brasileiros. Afinal, por ser uma competição de área, a pontuação do torneio é muito importante para o Ranking de Pontos da World Athletics, uma forma de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Além da alta pontuação, o título sul-americano assegura ao campeão vaga para o Campeonato Mundial de Oregon-2022, que será realizado nos Estados Unidos.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.


Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Qual a vantagem de comprar na Sportclick?

Comodidade, melhor preço e garantia de entrega, sem sair de casa.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Fabiana Murer leva ouro na estreia na Diamond League, em Birmingham

A saltadora do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA fez a 3ª melhor marca do mundo no ano, com 4,72 m, e agora embarca para Nova York para mais uma prova do nobre circuito

Últimas Notícias, por Sportclick News

RIO DE JANEIRO RECEBE A 6ª EDIÇÃO DA CORRIDA DA MULHER CAIXA

Prova que homenageia as mulheres acontece no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, no dia 17 de março

Últimas Notícias, por Sportclick News

Últimas Notícias, por Sportclick News

Arthur Zanetti se classifica para a final nas argolas com a melhor nota da carreira

O ginasta campeão olímpico e mundial tirou 16.050 no aparelho em que é especialista para avançar para a decisão de medalhas na etapa de São Paulo da Copa do Mundo

Últimas Notícias, por Sportclick News

Trio campeão chama atenção no campus da York University

Thiago Braz, Ana Paula e Petrov ficam longe da agitação