Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 16/08/2015


O Brasil encerrou a participação histórica nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto com mais duas medalhas de ouro neste  sábado. No futebol de sete (para atletas com paralisia cerebral), a seleção venceu a Argentina por 3 a 1. Já no goalball, a vitória foi sobre os Estados Unidos por 10 a 4. Com isso, o Brasil termina o Parapan em primeiro lugar no quadro geral com 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze, na melhor participação da delegação em todos os tempos. A campanha superou os 228 pódios no Parapan do Rio, em 2007, e os 91 ouros do Parapan da Cidade do México, em 1999. Para se ter uma ideia do domínio absoluto dos atletas verde-amarelos em Toronto, o Brasil conquistou mais medalhas de ouro do que o Canadá (50), que foi segundo no quadro geral, e os Estados Unidos (39), terceiro colocado, somados. Juntos, os dois rivais tiveram 90 ouros contra 109 da delegação brasileira, ou seja, 19 medalhas a menos. 
 
Vale ressaltar, porém, que os Estados Unidos não enviaram seus melhores atletas em modalidades chaves como natação e atletismo. E que o programa de provas do Parapan e das Paralimpíadas é diferente. Nas Paralimpíadas de Londres, em 2012, os Estados Unidos ficaram em sexto lugar no quadro geral com 31 ouros e 97 medalhas no total, uma posição à frente do Brasil, que foi sétimo, com 21 ouros e 43 medalhas.
 
NATAÇÃO CONQUISTA 104 MEDALHAS 
 
A natação foi a modalidade que mais rendeu medalhas ao Brasil. Foram 104 no total, sendo 38 de ouro. Maior medalhista brasileiro em Toronto, o nadador Daniel Dias levou oito e ampliou  ainda mais seu próprio recorde como maior vencedor dos Jogos Parapan-Americanos com 27 medalhas – foram ainda oito pódios na edição de estreia, no Rio 2007, e outras 11 em Guadalajara 2011. Ele comemorou o rendimento da delegação brasileira e mostrou-se bastante otimista para as Paralimpíadas do Rio, no ano que vem, em que o Brasil vai tentar ficar, pela primeira vez, entre os cinco primeiros no quadro de medalhas. 
 
- Acredito que ter Jogos em casa é inspiração para todos os atletas que estão aqui. É um grande teste para a gente avaliar o nosso trabalho e ver o que precisa acerta para chegar muito melhor em 2016, já que a gente quer ficar entre os cinco melhores no quadro de medalhas. A gente superar (o número total de medalhas e de ouros em uma edição do ParaPan) Guadalajara e o Rio é algo incrível e mostra o crescimento que o esporte paralímpico está tendo e que a gente vai chegar muito forte no ano que vem (para as Paralimpíadas do Rio) - disse Daniel Dias.
 
O atletismo ficou em segundo no ranking das modalidades que mais conquistaram medalhas: foram 80, sendo 34 ouros. Em seguida, apareceram o tênis de mesa (31 medalhas, sendo 15 de ouro), a bocha (nove medalhas, com seis ouros), o judô (sete medalhas, com dois ouros) e o tênis em cadeira de rodas (quatro, com dois ouros). Apenas uma das 17 modalidades não conquistou medalha em Toronto. Foi o rugby em cadeira de rodas. O Brasil perdeu a disputa do bronze para a Colômbia por apenas dois pontos: 50 a 48.
 
 
Fonte : Por GloboEsporte.com
Toronto, Canadá

Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

5ª Corrida do Rebouças acontece no dia 29 de abril

stão abertas as inscrições para a 5ª Corrida Cultural do Rebouças

Últimas Notícias, por Sportclick News

25º TROFÉU BRASIL DE TRIATHLON: 3ª ETAPA TEM INSCRIÇÕES ONLINE ATÉ O DIA 21

Prova acontece no dia 28 de junho, outra vez na USP

Últimas Notícias, por Sportclick News

Final do Circuito Estadual Pré-Mirim, Mirim e Menor

A final do Circuito Estadual Pré-Mirim, Mirim e Menor, na pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, no complexo do Ibirapuera, foi marcada pelo calor na capital paulista. Crianças da capital e do interior participaram do evento na tarde deste sábado (29). Dentre os destaques está a atleta Luana Gomes Santos, do Centro de Excelência Esportiva.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Últimas Notícias, por Sportclick News

ORGANIZADORES DO TOUR DE FRANCE REALIZAM PROVA NO BRASIL PARA 3.000 CICLISTAS

Disputada na França há mais de um século, a competição terá etapa para ciclistas amadores em Cunha (SP), no fim de outubro, e em Recife (PE), em março de 2016

Últimas Notícias, por Sportclick News

Adriana Aparecida leva o ouro na maratona do PAN

Peruana Gladys Tejeda deu positivo no controle de doping em Toronto