Por: Sportclick News em Atletismo • 30/10/2024


Larissa Schon vai ao Brasileiro Sub-16 e ao Sul-Americano Sub-18  (foto: Gustavo Alves/CBAt)

Larissa Schon vai ao Brasileiro Sub-16 e ao Sul-Americano Sub-18

(foto: Gustavo Alves/CBAt)

 

O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo será realizado de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa. A competição recebeu inscrições de 852 atletas (400 mulheres e 452 homens), de 150 clubes de 19 Estados do Brasil mais o Distrito Federal. O torneio tem ingresso gratuito para o público e todas as provas serão transmitidas ao vivo pela TV Atletismo Brasil, pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Embora seja a porta de entrada nos eventos nacionais – reúne atletas de 13 a 15 anos – o Brasileiro terá a presença de jovens competidores que estão convocados para o Campeonato Sul-Americano Sub-18 de San Luis (Argentina), de 6 a 8 de dezembro, numa categoria acima.

Estarão em João Pessoa atletas de vários clubes do Brasil. Dentre os que integrarão a seleção brasileira sub-18 competem na Vila Olímpica da Parayba, no naipe feminino: Viviany Almeida de Lima (Associação Russana de Atletismo-CE), nos saltos triplo e em distância; Larissa Schon de Morais (AABB Cascavel-PR), nos 80 m e 300 m com barreiras; Mychelle de Souza (ASCAPI-DF), nos 3.000 m marcha atlética; Isadora Fiorini (FECAM/Assercam-PR), no lançamento do dardo; Emilly Gonçalves (AD Centro Olímpico-SP), no salto com vara; Letícia Oliveira (Sesi-SP), salto com vara e em distância; Emanuela Rolim (AA Paranavaí-PR), no salto em vara e em distância.

No naipe masculino também estarão em João Pessoa alguns atletas que já transitam pela categoria acima: André Bessa (IABC/FMEBC-SC), nos 5.000 m marcha atlética; José Antônio Escobar de Almeida (APVE Ponta Porã-MS), no lançamento do disco e do martelo; e Pyetro Souza (ADC São Bernardo-SP), no lançamento do disco e arremesso do peso.

"A Paraíba vive um grande momento no esporte, uma vez que vem recebendo inúmeros eventos esportivos a nível nacional e internacional. Agora, a pista de atletismo da Vila Olímpica receberá, pela primeira vez na história, uma competição da Confederação Brasileira de Atletismo e, por isso, aproveito para dar as boas-vindas aos atletas, técnicos, dirigentes e membros da própria confederação", ressaltou Lindolfo Pires, secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Governo da Paraíba.

A Associação Correndo para o Futuro, com uma equipe de 24 atletas, a Associação Paraibana de Atletismo (ASPA) e a Porto de Cristo, com 22 inscritos cada uma, todas da Paraíba, competirão em casa e estão entre os clubes que mais terão atletas. E também as equipes do Nordeste APA-Petrolina (29 atletas) e Sport Club Recife (26), de Pernambuco, bem como a Associação de Atletismo Russana (23), do Ceará, a Associação Esportiva e Sócio Cultural de Cerro Corá (17), do Rio Grande do Norte, e a Associação Geração Semear, do Piauí (17). 

De outras regiões do País, mas com equipes competitivas, estarão em João Pessoa a AD Centro Olímpico (24 atletas), o SESI (19) e a Orcampi, de Campinas (17), de São Paulo; o CASO (18), de Sobradinho, Distrito Federal; a Usina (17), de Minas Gerais; e a FECAM/ASSERCAM (17), de Campo Mourão, Paraná. 

As provas do lançamento do disco e do martelo, que precisam da gaiola e rede de proteção, serão realizadas na Universidade Federal da Paraíba (Rua José Dionísio da Silva, 47 – Castelo Branco).

MAIS INFORMAÇÕES DO SUB-16

PROGRAMA HORÁRIO

A Corville, de Joinville (SC), foi a campeã geral do evento em 2023, na pista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, com 72 pontos. O grande número de clubes no quadro de pontuação (89), com recordes e resultados expressivos, mostrou o equilíbrio da competição e o desenvolvimento do atletismo nacional na categoria. A AECD de Macaé, do Rio, foi a vice-campeã (68 pontos) e a AD Centro Olímpico, de São Paulo, a terceira colocada (65,5).

O Brasileiro Sub-16 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo da Paraíba.

O Brasileiro Sub-16 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI

A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

 

Fonte:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas.


Posts relacionados

Atletismo, por Sportclick News

Brasil inicia participação no Mundial do Oregon de

Com 20 atletas no primeiro dia de competição (15/7), que prossegue até o dia 24, a seleção brasileira busca bons resultados. Estão previstas três finais: 20 km marcha feminino e masculino e o revezamento 4x400 m misto

Atletismo, por SPORTCLICK

Sandro Hirochi do Amapá conquista medalha de ouro no Brasileiro de atletismo de jovens

Sandro Hirochi prepara arremesso no campo de atletismo do CT Paralímpico

Atletismo, por Sportclick News

World Athletics anuncia mudanças no formato de competição para Paris-2024

A entidade divulgou ainda decisões de seu Conselho sobre os prazos de qualificação para o Mundial de Budapeste-2023 e os índices que serão exigidos nas provas dos 10.000 m, decatlo, heptatlo e marcha atlética de 20 km e 35 km

Atletismo, por Sportclick News

EUA recebem o primeiro Mundial ao ar livre em cenário emblemático

O Brasil terá 58 atletas na competição, que será disputada de sexta-feira ao dia 24 de julho, no Estádio Hayward Field, em Eugene, o principal palco da competição que terá também provas de rua, em circuitos, como as maratonas e as marchas atléticas

Atletismo, por Sportclick News

Alison dos Santos passa com tranquilidade para semifinal dos 400 m com barreiras

Bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021, o brasileiro venceu a segunda série das eliminatórias, com 49.41, e disputa as semifinais neste domingo (17/7), a partir das 22:03, no terceiro dia do Mundial do Oregon. Rafael Pereira e Eduardo de Deus avançaram nos 110 m com barreiras