Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 04/03/2020


São Paulo (SP) – O paulista César Grosso bateu o recorde brasileiro de velocidade no Campeonato Pan-Americano de Escalada, encerrado na noite deste domingo (1º), em Los Angeles (EUA). O escalador terminou a competição em sétimo lugar, melhorando duas vezes sua própria marca, que é agora de 6seg88. Disputado no chamado formato combinado, que reúne as três modalidades da escalada esportiva - Boulder, Lead e Speed –, o Pan garantia ao campeão a vaga das Américas para os Jogos de Tóquio/2020, que ficou com o norte-americano Colin Dufty.

Cesar foi o único atleta da equipe do Brasil – com oito representantes (quatro no masculino e quatro no feminino) – que chegou até a fase final. Entre as modalidades disputadas no Pan combinado, sua melhor atuação neste domingo foi na Speed, em que terminou em quarto lugar e bateu por duas vezes o seu próprio recorde brasileiro, que era de 7seg14: na primeira corrida, marcou 6seg96 e, na segunda, os 6seg88.

“Comecei muito bem na Speed, fiz dois tiros muito bons, batendo duas vezes meu recorde brasileiro. Acho que poderia ter ido melhor nos boulders, especialmente no segundo que era bem meu estilo e acabei não me encaixando. Na Lead escalei bem também, mas no confronto com os outros adversários, todos muito fortes, fiquei com a sétima posição no geral”, explicou César, que tem apoio de ClimbMania, Casa de Pedra, França e Associados e SBI Outdoor. “Não foi o suficiente para chegar à Olimpíada, mas valeu a torcida de todos”, completou.

O título do Pan era a chance do Brasil de conquistar uma vaga para Tóquio. Depois desta classificatória das Américas, em março estão programadas competições para definição dos atletas da Europa, África, Ásia e Oceania.

As três categorias da escalada - A escalada esportiva é praticada em paredes artificiais. No Boulder, categoria voltada para explosão, os atletas competem em paredes baixas, sem cordas, realizando movimentos fortes e explosivos. A escalada conta ainda com Lead (Dificuldade), disputada em paredes altas, com vias inéditas, de alta dificuldade, vencendo quem chegar mais alto, e com a Speed (Velocidade), em que dois escaladores enfrentam a mesma via, ganhando quem for mais rápido.

Principais conquistas – César conquistou seu primeiro título brasileiro – Lead em 2003. De 2006 a 2009, comemorou em Lead e Boulder, assim como em 2012, sendo o único hexacampeão brasileiro de escalada de dificuldade. Ao longo da carreira foi campeão sul-americano – Lead; vice-campeão pan-americano – Boulder; vice campeão sul-americano – Boulder; top 5 pan-americano – Combinada - no Equador; seis vezes campeão brasileiro – Lead; quatro vezes campeão brasileiro – Boulder; duas vezes campeão Master of Bouldering – Boulder; 15° colocado na Copa do Mundo, etapa Barcelona – Lead;  melhor brasileiro overall no Mundial Innsbruck 2018; recordista brasileiro de velocidade.

Mais informações: www.cesargrosso.com
Fan page: facebook.com/cesargrossoatleta
Instagram: @cesar_grosso

ZDL
Doro Jr. -   
dorojr@zdl.com.br    - 11 984579723
Deborah Mamone -   
deborah@zdl.com.br    - 11 3285.5911

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica


Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Cerca de 350 atletas participaram da prova, que marcou a inauguração da ciclofaixa em Alphaville (SP)

Em mais uma ação que combinou esporte e cidadania, foi disputado neste domingo o Duathlon Via Parque 2012, competição que reúne as modalidades pedestrianismo e ciclismo. O evento aconteceu na avenida Dib Sawaya Neto, em Alphaville, marcando ainda a inauguração da ciclofaixa da cidade, uma antiga reivindicação dos ciclistas das região. E não poderia ser melhor a estreia da prova, que contou com cerca de 350 competidores em um domingo de temperatura agradável. Após 5 km de corrida, 20 km de ciclismo e 2,5 km de corrida, Leandro Ferreira, em 56min18seg, e Sueli Braz, em 1h08min25seg, festejaram a vitória.

Últimas Notícias, por Sportclick News

CBAt convoca seleção para o Mundial de Revezamentos da Polônia

Brasil será representado por três equipes na competição, que serve como seletiva olímpica, nos dias 1 e 2 de maio, na região da Silésia. O 4x100 m masculino vai defender o título conquistado no Mundial de Yokohama-2019 no Japão

Últimas Notícias, por Sportclick News

Últimas Notícias, por Sportclick News

Marilson opta por provas mais curtas em 2013

Ele estreia na temporada no dia 16 de fevereiro, em Itu (SP)

Últimas Notícias, por Sportclick News

Marílson e Ana Cláudia, do clube BM&BOVESPA, vibram com primeiro ouro em PANS

Os atletas do Clube BM&FBOVESPA saíram da pista do Estádio Telmex de Atletismo, nesta quinta-feira (27/10), com dois ouros e uma prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Marílson Gomes dos Santos e Ana Cláudia Lemos Silva subiram ao lugar mais alto do pódio, enquanto Cruz Nonata sagrou-se vice-campeã pan-americana. Para Marílson, a comemoração veio em dose dupla: depois de duas medalhas de prata nos 10.000 m, conquistadas em Santo Domingo/2003 e Rio de Janeiro/2007, o atleta pôde, enfim, sentir o gostinho de ser campeão pan-americano. Ana Cláudia também comemorou a vitória nos 200 m rasos com volta olímpica e sambadinha.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Giovani dos Santos coloca o Brasil no topo do pódio da 1ª Meia Maratona Internacional de Guarulhos

Atleta mineiro venceu o duelo com o tanzaniano Saidi Makula nos últimos metros. No feminino, vitória da queniana Janet Masai