Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 26/10/2011


Das pistas do clube Silveira Sampaio, no Rio de Janeiro, para o mundo. Este parece ser o destino de Rosângela Santos, que, aos 20 anos, se tornou a segunda atleta brasileira a conquistar o ouro nos Jogos Pan-Americanos na prova dos 100 m rasos, nesta terça-feira, em Guadalajara. A outra atleta do País a conseguir o feito foi Esmeralda de Jesus, em 1983, em Caracas.

 

A velocista ocupa apenas a 64ª posição no ranking mundial da prova, mas superou, entre outras rivais, a compatriota e 28ª melhor classificada Ana Cláudia Lemos para subir no lugar mais alto do pódio em terras mexicanas.

Nascida nos Estados Unidos, Rosângela se mudou cedo para o Brasil. Também apareceu cedo para o atletismo. Logo aos 16 anos, começou a ganhar projeção no Campeonato Brasileiro de Menores, no qual venceu os 100 m e foi eleita a melhor atleta da competição.

No ano seguinte, em 2007, a brasileira conseguiu a medalha de prata no Mundial de Menores, disputado em Ostrava, na República Checa, com o tempo de 11s46. Na prova, Rosângela registrou exatamente a mesma marca da vencedora, Asha Philip, da Grã-Bretanha, que levou o ouro por ter conseguido um melhor tempo de reação.

Já em 2008, durante o Troféu Brasil de Atletismo, a atleta marcou 11s52 e conseguiu o índice B, assegurando uma vaga para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim. Na China, fez parte da equipe de revezamento 4x100 m brasileiro que chegou à final da competição e terminou a prova na quarta posição.

Após despontar como grande promessa, no entanto, Rosângela enfrentou um grave problema de lesão, que a afastou das pistas por mais de dois anos e a fez pensar em desistir. Recuperada, voltou a se destacar e conseguiu o segundo lugar na edição 2011 do Troféu Brasil, com 11s36, superada por dois centésimos por Ana Cláudia Lemos - rival que bateu nesta terça no México.

De volta aos pódios a que estava acostumada, Rosângela Santos fez bonito no Mundial de Atletismo de Daegu, obtendo, junto ao time brasileiro, uma vaga entre as oito melhores equipes, na final do revezamento 4x100 m rasos. Individualmente, caiu na semifinal e terminou na 13ª posição geral.

Em Guadalajara, a atleta estabeleceu um recorde pessoal atrás do outro. Após registrar 11s26 na semifinal da prova, ela baixou o tempo para 11s22 na decisão por medalhas e conquistou o ouro, deixando para trás a americana Barbara Pierre e Reeze Shakera, prata e bronze, respectivamente. Ana Cláudia Lemos, melhor brasileira no ranking, ficou com o quinto posto.

Apesar do triunfo no Pan do México, Rosângela Santos ainda não conseguiu uma vaga para disputar os próximos Jogos Olímpicos. Para a prova dos 100 m em Londres, o índice de classificação é 11s20, dois centésimos abaixo do melhor tempo da carreira da brasileira, conseguido em Guadalajara.

fonte: UOL


Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Últimas Notícias, por Sportclick News

Atletas e confederações patrocinados pela ASICS na reta final para Toronto

ASICS Brasil terá presença garantida na maior competição esportiva das Américas, que acontece em Toronto, no Canadá, entre os dias 10 e 26 de julho.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Etapa, no dia 6 de novembro, fechou inscrições antes do prazo e promete crescer mais

São Paulo (SP), 05/10/16 - Berço no triatlo nacional, o Rio de Janeiro já foi palco das pioneiras provas da modalidade e, ao longo dos anos foi sede de competições variadas.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Argentina desiste de ser sede do Sul-Americano de Atletismo

Em função do agravamento da pandemia no país, as autoridades sanitárias proibiram a realização do evento. Com isso, o Atletismo Sul-Americano (ex-Consudatle) espera que a competição seja realizada em outro país do continente. O Brasil manifestou interesse, mas terá de encontrar local

Últimas Notícias, por Sportclick News

Comunicado Oficial da Confederação Brasileira de Atletismo

Atleta é suspenso por apresentar resultado positivo em teste antidoping

Últimas Notícias, por Sportclick News

CBAt anuncia a relação de 51 projetos participantes do SNT em 2020

Entidade divulgou ainda a programação das 11 clínicas e camping para este ano no CNDA, em Bragança Paulista. As atividades fazem parte do Sistema Nacional Caixa de Treinamento - Descoberta de Talentos